Fortuna retorna aos palcos em São Paulo com um mergulho na espiritualidade,
resgate de parcerias e sons de todo o mundo
Num tempo em que as fronteiras entre as nacionalidades e a polarização recrudescem, a música pode ser um caminho tanto para o diálogo quanto para o reencontro consigo mesmo. Artistas como Fortuna, pioneira da world music no Brasil, apostam nessa possibilidade e retornam à estrada, após o duro período de pandemia.
Cantora, pesquisadora e compositora brasileira de origem judaica, com 30 anos de carreira, Fortuna volta aos palcos com o show Vida nos dias 29 e 30 de abril, na Unibes Cultural.
O espetáculo, que já teve uma apresentação inicial no ano passado em São Paulo, marca um momento de superação após luto e ressignificação para a intérprete.
“A vida pode ir para outro lugar com nossos traumas, mas é sempre vida, com o amor que lhe dá sentido e a alegria que vem das pequenas coisas. A gente passa a aceitar a passagem do tempo e a reconhecer pequenos milagres nos momentos difíceis. A alma é algo que transita sem fronteiras, sem polarização”, afirma a cantora.
Contemporâneo e ao mesmo tempo ancestral, o repertório de Vida é um amálgama da carreira de Fortuna, ancorado em uma forte narrativa poética, com a leitura de textos de autores como Eduardo Galeano e Nilton Bonder, e ainda o resgate de parcerias que ela realizou no passado, como ‘A Lua Foi ao Cinema’, primeira melodia dela com letra de Paulo Leminski, nos anos 80, e também ‘Sopra o Vento’, poema atualíssimo de Fernando Pessoa, musicado por Jardel Caetano. Há ainda canções como ´Branca Dias´, homenagem a uma judia portuguesa à frente de seu tempo no século 16 e que foi perseguida pela Inquisição.
O show vai da sensualidade inspirada no Mediterrâneo à alegria ladina (idioma de raízes judaico-espanholas), com o peso teatral que marca as apresentações de Fortuna. No repertório, Fernando Pessoa, Paulo Leminski, Idan Raichel, Gustavo Kurlat, Gabriel Levy, entre outros.
Português, francês, árabe, hebraico e ladino são as línguas em que a cantora se expressa e que traduzem, em Vida, suas pontes multiculturais, construídas a partir de músicas de todos os povos, inclusive os ancorados, emigrados e exilados.
O espetáculo é realizado através do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Unibes Cultural.
Ficha Técnica:
Voz: Fortuna
Músicos:
Emiliano Castro — Violão
Beto Angerosa — percussão
Vicente Falek — acordeom, piano e direção musical
Serviço:
Show: Vida, com Fortuna
Onde: Unibes Cultural — Teatro
End.: Rua Oscar Freire, 2500 – metrô Sumaré – São Paulo – SP
Data: 29 e 30 de abril de 2023 (sábado e domingo)
Horário: Sábado, abertura da sala às 19h30, show às 20h30; Domingo, abertura da sala às 17h, show às 18h
Duração: 70 min.
Classificação: Livre
Capacidade: 280 lugares
Ingressos: R$ 50 | R$ 25 (meia) – Sympla: Link