Com curadoria do pesquisador Guilherme Cunha, a mostra, que reúne cerca de 320 imagens, fica disponível para visitação a partir de 20 de junho, no Espaço Expositivo, no Sesc Pinheiros
Composta por fotografias de um acervo que compreende o período de 1960 a 1990, sobre a região do Aglomerado da Serra, localizada ao Sul de Belo Horizonte (Minas Gerais), a exposição Retratistas do Morro se propõe a construir e revisitar uma narrativa da história recente das imagens brasileiras a partir do ponto de vista dos fotógrafos Afonso Pimenta e João Mendes, sob curadoria do pesquisador e artista visual Guilherme Cunha. A mostra estará aberta a partir de 20 de junho a 20 de novembro, de terça a sábado, das 10h30 às 21h, domingos e feriados, das 10h30 às 18h.
A exposição é um desdobramento do trabalho social “Retratistas do Morro”, conduzido por Guilherme Cunha desde 2015, que visa contribuir para a preservação do patrimônio histórico-cultural nacional e para a ampliação do entendimento sobre a história das imagens no Brasil, com ênfase em narrativas visuais produzidas principalmente por retratistas que atuaram nas comunidades, por meio do mapeamento, identificação, catalogação e restauração desses acervos fotográficos.
O início da pesquisa se constituiu em realizar um levantamento para identificação desse grupo de retratistas. “Dentre os fotógrafos, com os quais passamos a conviver de forma mais próxima, se destacaram: Afonso Pimenta e João Mendes; por estarem atuando na região desde o final da década de 1960, e pelo volume de seus acervos, entre negativos P&B de médio formato (6×6), negativos coloridos 35mm, monóculos e negativos de ½ 35mm”, conta Guilherme.
Para a Mostra no Sesc Pinheiros, a tarefa de aprofundamento de Guilherme nos mais de 250 mil negativos do acervo, também desdobrou em um profundo processo de pesquisa sobre a história da comunidade. Desse montante, o recorte curatorial inicial estabeleceu 33 mil imagens passíveis de restauro e que traçam uma historicidade em imagens do Aglomerado da Serra.
Com a expografia assinada por Ricardo Amado, a exposição, que apresentará cerca de 320 imagens, será dividida em três temáticas que se misturam pelo espaço:
1. Retratos: entre fotos de estúdio feitos por João Mendes, usados para documentos e registros, e retratos domésticos a que Afonso Pimenta chama de “corpo a corpo”, o conjunto de imagens constrói a trajetória dos moradores na vida cotidiana, casamentos e celebrações, para além dos registros oficiais. Impressas em papel de algodão e em diversos tamanhos;
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João Mendes Retrato de João Cardoso
“Série Retratos em Estúdio”
Belo Horizonte, 1979
2. Bailes: esse recorte comportará cerca de 21 imagens impressas em tecido e montadas em grandes dimensões. Nele, é possível conferir registros de Afonso em suas atuações em campo, como os bailes black soul espalhados pela capital mineira, eventos que promoviam o encontro e movimentavam a cena cultural.
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Afonso Pimenta “Black” dançarino de Soul
Belo Horizonte, 1987
3. Espaço das Becas: em torno de 200 imagens, impressas em papel de algodão, de crianças e jovens da comunidade da Serra celebrando a formatura escolar. Elas estão vestidas com as tradicionais becas coloridas e com diplomas nas mãos.
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João Mendes “Série Becas”
Belo Horizonte, 1987
Guilherme destaca, ainda, a importância desse movimento de dar presença no cenário da arte contemporânea por meio da mostra, como importante forma de lastro simbólico das populações brasileiras que, por vezes, têm suas histórias representadas pelo olhar de fora.
Em complemento às imagens, a mostra traz 60 áudios com trechos de entrevistas com os fotógrafos e seus fotografados, bem como lideranças locais e agentes culturais. Uma playlist feita por Misael Avelino, fundador da Rádio Favela, acompanha e rememora a efervescência dos bailes black e soul music retratados pelas lentes de Afonso.
O Aglomerado da Serra, formado pelas vilas Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, Santana do Cafezal, Novo São Lucas, Fazendinha, Chácara e Marçola, é resultado da expansão populacional e territorial a partir de 1914, como solução para muitas famílias que vieram do interior para colaborar na construção da capital mineira ou à procura de emprego e não tinham onde morar.
“As imagens produzidas por Afonso e João nos revelam outras versões da história das cidades e das populações de favela no Brasil, contadas a partir das experiências, da realidade familiar, de acontecimentos, como casamentos, nascimentos, batizados, jogos de futebol, velórios, formaturas, bailes, construções de barracos, e da visão de mundo de seus moradores”, reforça o curador, que acrescenta: “a trajetória dos fotógrafos, de quase meio século, se tornou um dos poucos acervos imagéticos sobre a memória visual da cidade de Belo Horizonte, capaz de conectar as histórias de vida dos moradores do Aglomerado, suas lutas e conquistas, à história da capital mineira”.
Sobre os fotógrafos
João Mendes, aos 8 anos, começou a trabalhar na roça com os pais. Em 1963 mudou-se para Ipatinga com a família, em busca de uma nova vida. Após passar por vários empregos e vender picolés de porta em porta, aos 15 anos iniciou sua trajetória na fotografia. Ainda nessa época, foi contratado pelo delegado de polícia da cidade para ser o fotógrafo oficial da perícia. Entre os deveres em casa e na escola, retratava cenas de crimes.
No dia 2 de agosto de 1973, João Mendes se estabeleceu como um dos primeiros fotógrafos profissionais no bairro Serra, em Belo Horizonte. No entanto, suas primeiras imagens da região datam de 1968. Desde então, sua loja Foto Mendes está localizada no mesmo local e é uma referência, pois por lá já foram fotografadas quatro gerações.
João ficou conhecido pelos retratos em preto e branco, 3×4 para documentos, feitos principalmente para carteira de identidade, e fotos postais enviadas por correio como cartas ou objetos de recordação a parentes que, muitas vezes, permaneciam no interior.
No acervo de João Mendes também pode ser encontrada uma significativa coleção de fotografias de becas ou formaturas, em que as crianças e jovens da Comunidade da Serra, estudantes da rede pública de ensino, foram fotografadas celebrando a passagem de diferentes períodos escolares.
Afonso Pimenta saiu do interior de São Pedro do Suaçuí em 1970, com destino a Belo Horizonte, para ajudar sua madrinha com as despesas da casa na favela do Cafezal, uma das vilas que formam a Comunidade do Aglomerado da Serra.
Por falta de emprego, passou uma temporada catando e vendendo esterco até ser contratado como gari pela prefeitura. A fotografia chegou à sua vida por necessidade. Como assistente do fotógrafo João Mendes, enquanto lavava as imagens já reveladas, ia aprendendo um futuro ofício.
Seu percurso como fotógrafo profissional começou a se consolidar quando passou a registrar os bailes Soul da Comunidade da Serra, a convite de Misael Avelino dos Santos, um dos fundadores da Rádio Favela e organizador dos bailes.
Ao longo da década de 1980, acompanhou os movimentos culturais da música e da dança que traziam a afirmação e força da identidade cultural negra em Belo Horizonte. Fotografou os concursos de dublagem, os salões, os dançarinos, grupos de amigos e viveu muito perto os bastidores do movimento “Black” que surgia na periferia.
Esse foi para ele o momento em que mais trabalhou com a fotografia, uma vez que o registro dos bailes era uma forma de divulgar seu nome entre os moradores da comunidade. Começou então a trabalhar, como ele mesmo define, “no corpo a corpo” – indo ao encontro das pessoas e caminhando pelo morro.
Sobre o curador
Guilherme Cunha é artista visual, pesquisador e empreendedor cultural formado em artes plásticas pela Escola Guignard (UEMG) e Pittsburg State University (KS/EUA).
A produção e projetos que desenvolve, atuam no campo de interseção entre as artes e outras diversas formas de conhecimento. Foi artista residente do Atelier #3 na Casa Tomada (SP/2010), do JACA (BH/ 2014) e do RedBull Station (SP/2014); Foi contemplado no programa de exposições do Espaço Cultural Marcantônio Vilaça em 2015, no XIII Prêmio FUNARTE Marc Ferrez de Fotografia e foi coidealizador do projeto que recebeu o XIV Prêmio FUNARTE Marc Ferrez de Fotografia. É coidealizador e codiretor do FIF BH – Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (2013/2015/2017). Em 2017, recebeu o prêmio do IPHAN, de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro, Rodrigo Mello Franco de Andrade, com o projeto Retratista do Morro.
Serviço
Retratistas do Morro
curadoria de Guilherme Cunha
Visitação: de 20 de junho a 20 de novembro de 2023. Terça a sábado, das 10h30 às 21h. Domingos e feriados, das 10h30 às 18h.
Local: Espaço Expositivo (2º andar) | Grátis | Livre
Sesc Pinheiros – Rua Paes Leme, 195
Estacionamento com manobrista: Terça a sexta, das 7h às 21h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h. Para atividades no Teatro Paulo Autran, preço único: R$12 (credencial plena) e R$ 18 (credencial MIS, credencial atividades e não credenciados ao Sesc).