Equipamento cultural da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência terá, até 26 de junho, a exposição inclusiva e interativa “De Dentro para Fora”, de Tathi
Piancastelli; entrada é gratuita
O Museu da Inclusão, equipamento cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, recebe, a partir desta sexta-feira (2), a exposição “De Dentro para Fora”, que retrata a força da mulher com síndrome de Down através da história de Tathi Piancastelli, atriz, escritora, empresária, palestrante, digital influencer e ativista brasileira. A visitação é gratuita e ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, até 26 de junho.
“Essa é uma exposição marcante que representa luta, superação e visibilidade da pessoa com deficiência, em especial das pessoas com síndrome de Down. O Museu da Inclusão continua cumprindo a prerrogativa de preservar e comunicar a luta por direitos das pessoas com deficiência no que tange ao movimento social e sua busca histórica por direitos pela inclusão”, destacou o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
Pelas lentes da fotógrafa Nila Costa e com curadoria da também fotógrafa Jade Matarazzo, a exposição conta com 18 painéis fotográficos de Tathi Piancastelli em ordem cronológica, destacando a mulher com síndrome de Down tentando emergir, enfrentando os obstáculos e chegando às grandes conquistas: a fase no teatro, escrevendo suas peça, até os dias atuais; e duas obras em acrílicas sobre telas, feitas pelo artista Manu Militão.
“Muitas pessoas ainda acham que alguém com síndrome de Down não pode morar sozinho, ter uma profissão, se casar… Com a minha história eu mostro que sim, podemos! Na exposição as fotos mostram isso, nós também somos capazes e o preconceito não me atinge mais”, disse Tathi Piancastelli durante a abertura de sua exposição.
A mostra é inclusiva e interativa, totalmente acessível, com vídeos e imagens para que todas as pessoas, com ou sem deficiência, possam interagir e expressar seus sentimentos através das sensações causadas pelas obras. “De Dentro para Fora” reforça, através da arte, a importância da inclusão sob o ponto de vista de quem enfrenta os desafios do dia a dia com perseverança e dedicação.
Sobre Tathi Piancastelli
Tathi Piancastelli é atriz, escritora, empresária, palestrante, digital influencer, ativista e a primeira pessoa com síndrome de Down do mundo a escrever e a protagonizar uma peça de teatro profissional. Ao longo de sua vida, Tathi Piancastelli passou por diversos países, levando palavras de sabedoria, força e determinação por onde passa.
Tathi é Coordenadora de Ativismo do Instituto Metasocial, responsável pelo slogan “Ser Diferente é Normal”. Faz parte do grupo de Autodefensoria da Federação das Associações de síndrome de Down ( FBASD) da região Sudeste. Seu espetáculo, “Menina dos Meus Olhos“, foi apresentado em Nova York nos anos de 2013 e 2015 e no 30° Festival Internacional de Teatro Hispânico de Miami, em 2015. Em 2016, o espetáculo foi apresentado na UNICEF/ONU, em Nova York, além de conquistar o Brazilian International Press Award 2016, na categoria Melhor Teatro/Espetáculo nos EUA.
Um dos momentos mais marcantes na vida de Tathi Piancastelli foi em 2012, quando ela palestrou e representou o Brasil na sede das Nações Unidas (ONU), no Dia Internacional da síndrome de Down, comemorado em 21 de março. Sua rotina também inclui palestras em diversos eventos e locais além de ser a estrela de campanhas como influencer, como Arezzo, Boticário, Nubank, Vivo, Nestlé, entre outras marcas.
Tathi Piancastelli também foi inspiração para Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica. Em 2008, durante um evento de inclusão, o mesmo criou e batizou uma personagem com síndrome de Down com o nome de ‘Tati’ numa forma de homenagem à Tathi Piancastelli. Logo depois, a personagem “Tati” passou a integrar, oficialmente, a Turma da Mônica.
Em 2023, Tathi Piancastelli vivenciou o momento mais emocionante de sua vida: seu casamento com o escritor, palestrante e pessoa com síndrome de Down, Vinicius Ergang Streda. O casamento aconteceu em 11 de março e certamente foi um dia de fortes emoções para Tathi Piancastelli e sua família.
Além disso, ela apresenta “Oi Eu Estou Aqui“ (Hi, I’m Here), um espetáculo solo escrito e atuado por Tathi Piancastelli e coescrito e dirigido por Fabio Costa Prado. Como o título sugere, esta obra coloca a artista desbravadora em primeiro plano, ecoando intensamente no palco e no mundo. Tathi Piancastelli explora suas inquietações em relação ao seu futuro e sua busca por independência e autonomia, passando por uma jornada que materializa seus desejos de morar sozinha, obter um diploma e se casar. Ela também se prepara para apresentar a exposição “De Dentro para Fora”, onde ela representa, acima de tudo, a força da mulher com síndrome de Down.
Acompanhe Tathi Piancastelli nas redes sociais:
Museu da Inclusão
O Museu da Inclusão é um equipamento cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Trata da narrativa da luta da pessoa com deficiência, retratando a busca incessante pela inclusão e pela independência desse público. Além de exposições, o Museu também é palco de estudos, debates, simpósios, seminários, cursos, rodas de conversa e palestras.
Em 2022, com investimento estadual de R$ 860 mil, as instalações internas do equipamento foram restauradas e modernizadas com troca do piso interno para facilitar a circulação de cadeiras de rodas e de usuários de muletas, revisão do piso podotátil, instalação de iluminação planejada e readequação do espaço expositivo.