Com direção de Cida Almeida, espetáculo comemora os 10 anos da Pronto Sorrir e propõe reflexão sobre a importância da esperança
Deixar a imaginação da criançada correr solta é o que propõe o espetáculo OVOÉ, a Opereta do Ovo, que comemora os 10 anos da associação cultural Pronto Sorrir. O trabalho infantil estreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade e fica em cartaz de 12 a 15 de julho, com apresentações de quarta a sexta, às 17h, e no sábado, às 14h, sempre com tradução simultânea em Libras.
O projeto é da Pronto Sorrir, organização cultural que atua há 10 anos em hospitais pediátricos de São Paulo, levando a arte do teatro a crianças e adolescentes que estão impossibilitados de ter acesso a centros culturais por motivos de saúde, bem como a seus familiares, acompanhantes e funcionários do hospital.
*
Com direção de Cida Almeida, a peça se passa na Ocupação do Poleiro de Miriti das Sete Aves, localizada às margens de um rio que secou. As aves guerreiras lutam para trazer de volta a cheia do rio e, certo dia, são surpreendidas pelo aparecimento misterioso de um ovo.
Esta fábula criada por muitas mãos, cabeças e corações propõe viagem pelo universo das brincadeiras e dos brinquedos e convida a criançada a pensar sobre a importância de se ter esperança.
O elenco conta com a participação de Bruno Sperança, Evandro Cavalcante, Helena Miguel, Jackeline Stefanski Bernardes, Marcelo Prudente, Marisa Bezerra e Melany Kern.
Além do espetáculo, o grupo ministrou nos dias 27 de Março a 6 de Maio, das 10:30 hrs às 13:30 hrs, na Oficina Cultural Oswald de Andrade uma Oficina Gratuita de Máscaras Teatrais, com acessibilidade em Libras e Audiodescrição.
As atividades fazem parte do projeto “Teatro Para Todos!”, realizado via Lei de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil, com apoio da Poiesis – Gestão Cultural e Governo do Estado de São Paulo, via Oficina Cultural Oswald Andrade e, em parceria com a Centrae – Acessibilidade Comunicacional.
Sobre a Pronto Sorrir
A PRONTO SORRIR é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como principal missão levar experiências artísticas a lugares improváveis, para públicos interessados e pouco assistidos. Atuam há 10 anos em hospitais pediátricos de São Paulo, levando a arte do teatro a crianças e adolescentes que estão impossibilitados de ter acesso a centros culturais por motivos de saúde, bem como a seus familiares, acompanhantes e funcionários do hospital.
Todas as ações são realizadas por artistas profissionais que visitam todo o hospital, com foco em estimular e descobrir – ao lado da criança e seus familiares – novas formas de descontração e brincadeira dentro do hospital, contribuindo para novas narrativas em meio a vivências delicadas.
Atualmente o Pronto Sorrir tem ampliado sua área de atuação para além dos hospitais. Passaram a promover experiências artísticas em instituições de longa permanência para idosos, além de atividades de formação, produção de vídeos de conteúdo com acessibilidade e criação de espetáculos.
Sobre o projeto Teatro para Todos!
“Teatro para todos” é a celebração do aniversário de 10 anos da Pronto Sorrir!
A Pronto Sorrir é uma organização cultural sem fins lucrativos que tem como principal missão missão levar experiências artísticas a lugares improváveis, para públicos interessados e pouco assistidos. com mais de 10 anos de experiência artística em espaços não convencionais para teatro, atuam em hospitais pediátricos, instituições de longa permanência para idosos, ongs, dentre outros.
O grupo nasceu fazendo teatro em hospitais pediátricos e, ao longo do tempo, se arriscaram em diferentes aventuras. E sonham muito!
Em 2023, estão desenvolvendo esse projeto que é uma utopia, repleto de trocas profundas com artistas e profissionais de diversas áreas; com pessoas interessadas em se comunicar, através da arte, seja onde e como for!
Em residência artística na Oficina Cultural Oswald Andrade entre março e julho deste ano, realizaram a oficina gratuita “Máscaras Teatrais” com coordenação de Cida Almeida – todos os encontros contaram com intérpretes em Libras e audiodescritora e com 15 vagas afirmativas, garantindo acessibilidade sensorial e um grupo múltiplo de participantes. Essa experiência integra o processo criativo do espetáculo Ovoé, primeiro espetáculo teatral do coletivo que se dedica a criar obras artísticas que sejam acessíveis a pessoas diversas.
Além da oficina e da montagem de um espetáculo, a Pronto Sorrir irá realizar apresentações presenciais e uma versão audiovisual da obra, ambas com interpretação simultânea em Libras. A peça-filme será exibida em instituições de ensino seguidas de atividades formativas com a equipe.
Saiba mais sobre o projeto e acompanhe o trabalho da Pronto Sorrir em: @prontosorrir.
Sinopse
Às margens do que um dia foi o rio, havia a Ocupação do Poleiro de Miriti das Sete Aves. Viviam uma rotina enfadonha, na secura de sol, gema estralada à pico na cachola. Nunca chovia e muito menos anoitecia.
As aves desejavam a volta do manto da noite que cobria a imensidão com sombra fresca e estrelas de sonhar. Até que misteriosamente surge um ovo e com ele a força da novidade: esperançar. Aves guerreiras lutam para trazer de volta o firmamento e a cheia do rio Miriti, que dizem ser uma cobra, canoa grande, que visita o céu em noites de luar.
Uma lenda criada e fabulada por muitas mãos, cabeças e corações, numa viagem de brincantes a brincar entre brinquedos e brincadeiras, a descoberta de o que nos resta é o devir criança a nos projetar inevitavelmente ao esperançar. Pelo menos, assim seguimos desejando!
Ficha Técnica
Elenco:
Bruno Sperança, Evandro Cavalcante, Helena Miguel, Jackeline Stefanski Bernardes, Marcelo Prudente, Marisa Bezerra e Melany Kern
Direção Artística:
Cida Almeida
Dramaturgia:
Ana Paula Lopez, Bruno Sperança e Cida Almeida
Dramaturgismo
: Grupo Pronto sorrir
Direção musical:
Camila Borges
Direção de Arte:
Marisa Bezerra
Assistente de direção:
Caio Franzolin
Preparação vocal:
Rani Guerra
Coordenação de projeto:
Helena Miguel
Direção de produção:
Jackeline Stefanski Bernardes
Produção executiva:
COTIARA Produtora por Ana Elisa Mello e Samya Enes, Isabela Pacheco Cecheti (estagiária)
Produção audiovisual:
Otto Blodorn e Renato AF
Assistência de arte:
Marcelo Prudente e Marcos Fellip
Assistência de figurino:
Magê Blanques
Cenografia e adereços: Camila Tarifa e Gustavo Saulle
Cenotécnico: Pedro Pizante Millan
Identidade visual e comunicação online: Marcos Fellip
Assessoria em acessibilidade: Centrae – Acessibilidade Comunicacional
Intérpretes em Libras: Amanda César, Giulianna Miguel e Glauber Lethieri
Audiodescritora: Marília Adamy e Pedro Orlando.
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio
“Teatro para todos!” é um projeto da Pronto Sorrir, realizado via Lei de Incentivo à Cultura pelo Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil, com apoio da Poiesis – Gestão Cultural e Governo do Estado de São Paulo, via Oficina Cultural Oswald Andrade e, em parceria com a Centrae – Acessibilidade Comunicacional.
Serviço
OVOÉ, a Opereta do Ovo, com Pronto Sorrir
Temporada: 12 a 15 de julho, de quarta a sexta, às 17h, e no sábado, às 14h*
*Interpretação simultânea em Libras em todas as sessões
Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro
Ingressos: Grátis, distribuídos uma hora antes das apresentações
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 minutos
Capacidade: 100 lugares
Acessibilidade: Espaço acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida
Oficina de Máscaras Teatrais, com Cida Almeida
Sinopse: Esta formação tem por objetivo provocar a intuição criadora acionando a memória ancestral para a criação de personagens autorais e fabulares dos participantes. Serão confeccionadas máscaras e interpretadas (Infância, Figura Cômica, Ancião) a partir de uma dinâmica de condução de acesso à imaginação criativa, um corpo invisível, até sua corporificação. Propõe articular ideias sobre a função do trabalho com as Máscaras na formação artística e aos conceitos de “memória, presença e devir”.
Quando:
27 de março à 6 de Maio
Duração:
36 horas
Vagas:
30 vagas + vagas para ouvintes.
Quanto:
Grátis