Itaú Cultural estreia Sueño, da Heroica Companhia de Teatro, após temporada apresentada ao ar livre durante a pandemia

Com dramaturgia e direção geral de Newton Moreno e pela primeira vez apresentada no formato palco italiano, a peça – vencedora do prêmio APCA de Melhor Espetáculo Presencial de 2021 – tem inspiração livre em Sonho de uma Noite de Verão, de

William Shakespeare. A adaptação se situa em 1973 para narrar a trajetória

de uma família separada durante a ditadura no Chile e faz um

paralelo com o Brasil de tempos recentes.

De 31 de agosto a 17 de setembro (de quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo às 19h) o Itaú Cultural apresenta Sueño, espetáculo da Heroica Companhia de Teatro, que após temporada apresentada ao ar livre, em decorrência da pandemia, estreia no palco. Com direção e dramaturgia de Newton Moreno e elenco formado por Leopoldo Pacheco, Sandra Corveloni, Paulo de Pontes, Michelle Boesche, José Roberto Jardim e Simone Evaristo, a trama é uma livre adaptação da peça Sonho de uma Noite de Verão em terras latino-americanas. Nela, um grupo de teatro ensaia esta peça de Shakespeare, até um casal integrante da trupe ter seus destinos mudados radicalmente por um momento ditatorial na América do Sul.

 

Toda a programação do Itaú Cultural é gratuita. Os ingressos são disponibilizados semanalmente a partir da quarta-feira anterior à apresentação, e devem ser reservados pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br).

 

Sueño se passa em 1973, em Santiago do Chile. Neste cenário, um grupo de teatro ensaia Sonho de uma Noite de Verão. Entre os integrantes, um casal de militantes, cuja mulher está grávida, tem de fugir do país por perseguição da ditadura. Assim, acabam sendo separados. Por fim, ele sai em busca de sua família e sonha reestrear a peça com pessoas que reaprenderam a sonhar com liberdade e independência.

 

Em cena, fica evidente a simbiose entre as histórias da família e da brava tentativa da trupe em ensaiar o espetáculo tão sonhado por Vine, o marido. “Sueño é nosso manifesto poético. É a nossa teimosia estética para retornar ao teatro após o caos pandêmico e político que atravessamos, evidenciando nossa crise e buscando reafirmar a potência de nosso ofício”, diz Moreno.

 

A montagem tem como base a operação CONDOR, que envolveu Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai em uma rede de informações dos movimentos subversivos, responsável por muitas prisões e ‘desaparecimentos’. Segundo o diretor, a proposta é acessar gavetas-memórias desta rede de perseguição e opressão, e usar a dramaturgia para explorar processos ditatoriais na América Latina e as famílias que foram separadas.

“Parece-nos oportuno esse nosso jogo cênico de memória sobre a herança ditatorial latino-americana. Não há como se construir bases sólidas para um futuro sem o conhecimento aprofundado do passado”, conclui ele.

 

Retomada

Sueño estreou em 2021 – ano em que venceu o prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte de Melhor Espetáculo Presencial -, nos jardins do teatro popular João Caetano, localizado na Vila Clementino, zona sul da cidade, em uma tentativa do grupo de criar uma peça-ensaio, para ser revisitada a cada apresentação e a cada temporada, em um processo constante, assim como tem sido a história do continente americano. A primeira temporada foi intitulada Sueño – ensaiando sonhos. Esta, a segunda, será apresentada no ambiente fechado, com novas composições do espaço cênico.

 

“Trata-se de uma ‘estreia’, após quase dois anos de luta para retomar este trabalho”, observa Moreno. “Só que agora, estaremos abraçados pelo teto do palco italiano e em relação direta com o público do Itaú Cultural”, diz o diretor.

 

O objetivo do espetáculo segue o mesmo: atravessar e ser atravessado pelo universo onírico e violento de Shakespeare para discutir a crise identitária na América Latina. “Adaptamos essa obra para o nosso ‘sueño’ latino, sempre ameaçado por desgovernos e ditaduras. Queremos vasculhar como essa herança ainda opera em nosso pensamento como nação e quais as cicatrizes desta chibata ditatorial”, observa o produtor Emerson Mostacco.

 

Ficha Técnica:

Dramaturgia e Direção Geral: Newton Moreno

Direção de Produção: Emerson Mostacco

Direção Musical: Gregory Slivar

Direção de Movimentos: Erica Rodrigues

Elenco: Leopoldo Pacheco, Sandra Corveloni, Paulo de Pontes, José Roberto Jardim, Michelle Boesche, Simone Evaristo e Gregory Slivar (músico ao vivo)

Desenho de Luz: Wagner Pinto

Figurinos: Leopoldo Pacheco e Chris Aizner

Adaptação de cenário: Equipe de Criação do SUEÑO

Colaboração cenário: Chris Aizner

Visagismo: Leopoldo Pacheco

Assistente de Dramaturgia e Pesquisador: Almir Martines

Assistentes de Direção: Katia Daher (primeira etapa) e Erica Rodrigues

Assistente de Produção: Paulo Del Castro

Assistente de Luz: Gabriel Greghi

Adereços e cenotécnico: Zé Valdir Albuquerque

Estrutura de box truss e arquibancadas: Fernando Hilário Oliveira

Desenho de som: Victor Volpi

Operador de Luz: Vinícius Rocha Requena

Operador som e Microfone: Dugg Mont

Palestrantes: Sérgio Módena e Ricardo Cardoso

Assessoria de Imprensa: Itaú Cultural

Social Media: Isis Böell

Designer: Leonardo Nelli Dias

Fotos: João Caldas

Assistente de fotografia: Andréia Machado

Produção Audiovisual: Ìcarus

Apoio Paisagístico: Assucena Tupiassu

Costureiras: Lande Figurinos e Judite de Lima

Equipe de Montagem de Luz: Guilherme Orro / Thiago Zanotta / Lelê Siqueira

Equipe de Montagem Cenário: F.S. Montagens

Estagiários: Camila Coltri; Fernando Felix; Marcelo Araújo

Produção: Mostacco Produções

Idealização: Heroica Companhia Cênica

Realização: Itaú Cultural

 

SERVIÇO

Espetáculo Sueño

Com Heroica Companhia Cênica

De 31 de agosto a 17 de setembro (quinta-feira a domingo)

Quinta-feira a sábado, às 20h. Domingo e feriados, às 19h (horário de Brasília)

Duração: 150 minutos + 15 minutos de Intervalo

Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)

Capacidade: 224 lugares

Classificação Indicativa:  16 anos [violência, conteúdo sexual, tema sensível]

Entrada: gratuita

Reservas de ingressos na semana anterior às sessões pela plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br

 

Protocolo:

– É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após esse período, o ingresso será invalidado e disponibilizado na bilheteria.
– O mezanino é liberado mediante ocupação total do piso térreo.

– A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar.

 

Devolução de ingresso:

Até duas horas antes do início da atividade, é possível cancelar o ingresso diretamente na página da Inti, assim outra pessoa poderá utilizá-lo. Na área do usuário, selecione a opção “Minhas compras” no menu lateral, escolha o evento e solicite o cancelamento no botão disponível.

 

Programação sujeita a cancelamento:

O Itaú Cultural informa que sua programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por Covid-19 de qualquer artista envolvido. Nesse caso, os ingressos adquiridos perdem a validade. O público que reservou o ingresso será notificado por e-mail. Um eventual reagendamento da programação ficará a exclusivo critério do IC, de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência para quem adquiriu os ingressos anteriormente.

 

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô

De terça-feira a sábado, das 11h às 20h.

Domingos e feriados 11h às 19h

Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663

E-mail: atendimento@itaucultural.org.br

Acesso para pessoas com deficiência física

Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.

Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.

www.itaucultural.org.br

www.twitter.com/itaucultural

www.facebook.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts