Perto da celebração dos 130 anos de nascimento de Mário de Andrade, acontecerá na capital paulista A Gente de SP, projeto inspirado na obra do escritor que realizará diversas ações que promovem diálogos entre a cultura popular brasileira, a literatura paulista e a música instrumental contemporânea. Nos dias 23 e 30 de setembro, 7, 14 e 24 de outubro, e 24 de novembro, o público terá uma experiência enriquecedora, que preserva e valoriza a identidade cultural do país, através de uma série de shows, ciclos de debates, sessões de áudio-literatura, além do lançamento de um disco-livro.
A Gente de SP é idealizado e realizado pela Rádio a Granel, produtora de conteúdos sonoros que desde 2021, sob o comando de Enrique Menezes, músico e pesquisador, e Maria Fernanda Carmo, terapeuta ocupacional, gestora e produtora cultural. A dupla tem criado uma série de materiais a partir da pesquisa profunda feita por Mário de Andrade sobre a cultura paulista. Com apoio do Edital de Fomento à Música, da Secretaria Municipal de Cultura, a Rádio publica a fonocaderneta A Gente de SP, contendo os três contos de Mario de Andrade, um pósfacio escrito por Enrique Menezes, links para as versões sonoras dos contos e para o álbum de música do Coletivo Mapa Mudo. Essa publicação será lançada com uma série de quatro audições dos contos na Discoteca Oneyda Alvarenga, como não poderia deixar de ser. Além disso, haverá três apresentações do show Jazz Rural Paulista do Coletivo Mapa Mudo.
As atividades do projeto foram costuradas de modo que um ciclo se fechasse, voltando à Oneyda Alvarenga com o resultado dessa produção, e que os shows acontecessem em locais que tiveram o dedo e a presença do Mario de alguma forma. O projeto de música, pesquisa e literatura, traz versões sonoras para três contos de Mário de Andrade que se passam em São Paulo: ‘Túmulo, túmulo túmulo’ (narrado por Max B. O.), ‘Caso em que entra bugre’ (narrado por Rossandra Cabreira e Maria Fernanda Carmo) e ‘O poço’ (narrado por Zé Luiz Mazziotti).
A trilha sonora é toda original, composta pelo Coletivo Mapa Mudo usando sonoridades originalmente gravadas por Mário no interior de SP e colhidas na Discoteca Oneyda Alvarenga. O objetivo do projeto e, sobretudo o disco-livro, é condensar e evidenciar o diálogo entre as diferentes expressões artísticas, gerando, por consequência, interesse, conexão e trocas entre públicos de áreas diversas, gerando, por consequência, interesse, conexão e trocas entre públicos de áreas diversas.
SOBRE A RÁDIO A GRANEL E SEUS CRIADORES
Produtora de conteúdos sonoros feitos cuidadosamente à mão. São programas, audiolivros, espetáculos, experimentos, composições musicais e um punhado de sons produzidos em escala não-industrial. Em tempos de excesso de imagens e telas, convidamos nossos ouvintes a pensar de forma sonora, afetiva e não visual, com produções que envolvem criação, performance, timbres bem-cuidados, pesquisa, entrevistas, sobreposição de camadas sonoras, história, reflexão crítica e tradição oral. https://www.radioagranel.com/
Enrique Menezes é flautista, Doutor, Mestre e Bacharel em composição pela ECA/USP, com pós-doutorado na Unicamp e na UFRJ. Procura relacionar diferentes ambientes sonoros e a reflexão sobre eles, atuando em práticas musicais diversas – popular, tradicional e experimental. Tem atuado com frequência em palco e gravações, publicado artigos sobre música brasileira em revistas nacionais e internacionais, participado de congressos, e ministrado cursos sobre o estudo da música popular no Brasil. Professor-fundador da Escola de Choro de São Paulo e membro do Coletivo Desvio Padrão desde 2019.
Maria Fernanda Carmo é terapeuta ocupacional com especialização em Acessibilidade Cultural, trabalhadora do campo da cultura com gestão e produção desde 2005. Co-fundou, em 2018, o Desvio Padrão, coletivo composto por corpos desviantes atuantes no campo da cultura cujo trabalho inclui, entre outras coisas, criar e produzir espetáculos que prezam pela pluralidade e diversidade de artistas e público, elaborar e oferecer cursos e oficinas e traçar planos de acessibilidade para eventos culturais oferecendo recursos que alguns públicos necessitam para acessar e fruir.
ATIVIDADES CICLO DE ENCONTROS, com Rádio a Granel Escuta e Conversa: Mário de Andrade e a cultura paulista
Serão apresentados três audiocontos de Mário de Andrade sonorizados a partir de narração e trilha sonora originais. Fazem parte dessa trilha sonora gravações de música paulista comandadas por Mário nos anos 30, quando o escritor era diretor do Departamento de Cultura de São Paulo. Atualmente essas gravações pertencem ao Arquivo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga, no Centro Cultural São Paulo e é justamente neste espaço que acontecerão as audições, seguidas de bate-papo sobre a pesquisa de Mário de Andrade acerca de diferentes pontos da cultura paulista, a partir da análise de cada um dos contos. O último encontro será focado no conjunto dos três contos e sua discussão sobre a formação da cultura brasileira.
quando: sábados, 23/09, 30/09, 7/10 e 14/10, às 15h
onde: Discoteca Oneyda Alvarenga – Biblioteca do Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo
Duração: 90 minutos
classificação indicativa: maiores de 14 anos gratuito
inscrições pelo formulário: https://forms.gle/LjpJvi8VSEQFgXKNA 30 vagas
APRESENTAÇÕES MUSICAIS com MAPA-MUNDO
Show de lançamento do disco-livro “A Gente de SP”, onde o grupo colore (com sons) um mapa mudo de São Paulo com base na imensa pesquisa que o escritor Mário de Andrade fez sobre a cultura paulista. Como no seu primeiro trabalho, “Jazz Rural Paulista”, Mapa-Mudo dialoga com gravações feitas pelo Departamento de Cultura de São Paulo no interior do Estado, na época em que Mário era seu diretor (1935-37). Dentro dessas fronteiras paulistas, o grupo derrama sonoridades experimentais, católicas, indígenas, do passado, técnicas contemporâneas, expandidas, mestiças, entre outras tintas, em um contraponto livre que dialoga com três contos de Mário sobre São Paulo: “O Poço”, “Túmulo, túmulo, túmulo” e “Caso em que entra bugre”.
quando: 24 de outubro, 19h
onde: Sala Adoniran Barbosa, Centro Cultural São Paulo
quando: 24 de novembro, 20h
onde: Sala do Conservatório (Praça das Artes)
Duração: 75 min
classificação indicativa: livre gratuito, retirar ingresso com uma hora de antecedência local sujeito à lotação máxima
Em todas as atividades, ocorrerá o lançamento da fonocaderneta
FICHA TÉCNICA
Idealização: Rádio a Granel (Enrique Menezes e Maria Fernanda Carmo)
Contos: Mário de Andrade
Apresentação e Posfácio: Enrique Menezes
Estabelecimento de Texto: Rádio a Granel
Revisão: Rádio a Granel
Imagem da capa: Fernando Burjato
Design e diagramação: Monstro Gráfico
Criação Musical: Mapa-Mudo (Ricardo Zohyo – contrabaixo; Enrique Menezes – flautas e viola caipira; Daniel Grajew – piano e sintetizadores, Diogo Maia – clarinete/clarone e João Gabriel Fideles – bateria e percussão)
Locução dos contos: Zé Luiz Mazziotti (O poço), Max B.O. (Túmulo, túmulo, túmulo), Maria Fernanda Carmo e Rossandra Cabreira (Caso em que entra bugre)
Sonorização: Rádio a Granel
Mixagem e Masterização: Rádio a Granel e Gustavo Vale