“A verdade está no corpo” inaugura no dia 27 de outubro, trazendo pinturas, fotografias, videoartes, gravuras, elementos instalativos e alguns trabalhos escultóricos. São mais de 100 obras, que procuram repensar gêneros e provocar empatia às diferenças
No dia 27 de outubro, o Paço das Artes inaugura a exposição “A verdade está no corpo“, trazendo obras de 42 artistas de diferentes origens, credos, gerações e formações. Os trabalhos expostos traçam um retrato da maneira como cada um vê o outro ou a si mesmo na contemporaneidade, friccionando diálogos. Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até 07 de janeiro de 2024.
A exposição, que tem curadoria de Renato De Cara e um recorte que explora o corpo, traz mais de 100 obras emprestadas ao Paço das Artes, oriundas de coleções particulares, galerias e artistas. Serão apresentadas pinturas, fotografias, videoartes, gravuras, elementos instalativos e alguns trabalhos escultóricos.
A curadoria procurou acessar pesquisas múltiplas para repensar gêneros e provocar empatia às diferenças. Fotógrafos de moda, pintores, escultores e artistas de várias gerações apresentam retratos que refletem a procura da diversidade e individualidade de cada um.
“Eçegẽ e eu em 2103” (2023), de Daniel Malva
“Entre os mitos de Adão e Eva, esbarrando no legado da beleza grega e outros padrões normativos engessados, as vanguardas vêm rompendo com as formas acadêmicas de representação dos corpos. Cubismo e dada, para citarmos apenas dois dos mais provocadores movimentos de ruptura do século passado, hoje ainda fazem ecoar traços e formas daquilo que se investigou para entender o ser humano avançando para o futuro. As artes visuais não mais estão em busca do belo, e a manifestação de uma idealizada beleza dos corpos e de uma natureza idílica caiu por terra, soçobrada nas questões mais importantes da contemporaneidade. Há em cada pessoa uma noção de beleza e de um mundo que se articula – a verdade de cada corpo.
O anseio pela perfeição foi suprido pelo consumo. Aos artistas coube repensar formas marcadas por inquietações de ordem social, política e ética, reivindicando lugares de fala até então silenciados, atualizando as questões da vida com luta. A política se manifesta no cotidiano, cada qual com um corpo não padronizado nem fixado em narrativas eróticas publicizadas.”
Renato De Cara, curador do Paço das Artes
Serviço | Exposição “A verdade está no corpo”
Local: Paço das Artes
Rua Albuquerque Lins, 1345 – Consolação, São Paulo (SP)
Abertura: 27 de outubro, às 17h
Duração: de 27 de outubro de 2023 a 07 de janeiro de 2024
Ingresso: gratuito
Classificação: 16 anos
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e Paço das Artes, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio institucional é das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence e TozziniFreire Advogados. O apoio de mídia é da JCDecaux e o apoio operacional da Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima e Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças.