Criar uma fragrância própria e exclusiva, conhecer as famílias olfativas, desvendar a história do perfume, atrações não faltam no novo espaço, ainda mais moderno, divertido e interativo
Depois da pandemia do Covid-19, um dos sentidos mais estudados pelos cientistas tem sido o olfato, e a importância dele para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Por isso, unindo tecnologia, inovação e ciência, o Grupo Boticário reabre nesta quinta-feira, 19, a exposição “O Mundo do Perfume – Viagem pelas Fragrâncias”, mais conhecida pelo público como o Museu do Perfume. Instalada no Museu Catavento desde 2017, a mostra, que tem apoio das empresas Wheaton, Givaudan e Provital, além da casa de fragrâncias IFF, busca resgatar a história e cultura do perfume como um dos hábitos mais antigos da humanidade.
Totalmente repaginado e ocupando 100m², o espaço ganhou ilustrações em papiro, totem para teste do olfato, além do novo espaço lúdico e interativo, para continuar contando a história do perfume, desde a história do vidro até as técnicas mais modernas de extração, proporcionando aos visitantes um ambiente interativo e didático onde possam aprender e ainda criar a sua própria fragrância.
“O Grupo Boticário tem o compromisso contínuo em proporcionar produtos, serviços e experiências excepcionais aos nossos clientes, mas não só isso, estamos cientes da nossa responsabilidade em fomentar a inovação e a cultura. Ao contar a história das fragrâncias em seu espaço dentro do Museu Catavento, reforçamos a valorização das pessoas e seus repertórios, possibilitando conhecimento e experiências sensoriais inovadoras”, afirma Fabiana Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário.
Na instalação, os visitantes poderão viajar pela história da perfumaria. Iniciando a jornada no Egito antigo, com a criação das fragrâncias que foram feitas para se aproximarem dos Deuses, após isso poderão conhecer a história da perfumaria Mundial, com os principais lançamentos de cada década. Seguindo pela perfumaria brasileira, desde a chegada dos portugueses, com o encontro da cultura indígena, além de conferirem as principais marcas do país, tais como O Boticário e seus ícones desde a criação da marca no ano de 1977.
Com cerca de 300 peças em seu acervo, a exposição conta com réplicas do Império Romano do século I a III e diversas obras que contam a história da perfumaria mundial, como o vidro de perfume com pátina prateada século III, exemplares do “Shalimar” (Guerlain e Chanel n°5), de 1921; “Visa” (Robert Piguet), de 1947; itens de 1920, como Sabonete super fino, Alfazol e Beijoim da Granado e o 4711 mulheres, comercializado em 1792. Produtos que reforçam a evolução do mercado também estão presentes, como o Malbec X, que a partir do uso de novas tecnologias possui um ingrediente comprovado cientificamente para despertar o desejo e aumentar o poder da atração.
César Veiga, perfumista do Grupo Boticário, conta que as fragrâncias fazem parte da história uma vez que são grandes meios de comunicação e que a escolha de determinados produtos transmite personalidade, sentimentos e intenções e que é importante entender a história para contemplar a evolução de todo o mercado bem como da sociedade. “O avanço da tecnologia e das pesquisas impactam na criação e desenvolvimento de novos produtos, mas é importante que as pessoas tenham o conhecimento sobre a atuação dos cheiros em nosso cérebro, por exemplo, para também compreenderem o trabalho que há na elaboração de novos produtos”, enfatiza Veiga.
Exposição tecnológica e “Instagramavel”
A exposição é repleta de recursos digitais e, por meio deles, o público poderá realizar uma trajetória divertida e curiosa pelo universo científico do olfato e das fragrâncias. Foram instaladas telas touch screen permitindo que os usuários simulem uma mistura, encontrem mais informações das matérias-primas de alguns produtos e, ao final, consigam sentir o aroma através do catálogo digital.
Além disso, há a instalação de um ‘Totem do Olfato’, equipamento pensado e planejado para os visitantes se divertirem com esse sentido. A ‘experiência’ consiste em se posicionar à frente da máquina e apertar, inicialmente, o botão que direciona para 30 cm de distância e tentar sentir o aroma. Caso a pessoa não tenha sucesso é convidada a apertar o botão a 20 cm e, se ainda assim, não obtiver sucesso é indicada a apertar o botão a 10 cm. Todo o processo é orientado por um vídeo.
Ao final, os visitantes contarão ainda com um espaço instagramável para registrar suas fotos, além de uma holografia que permitirá os usuários embarcarem ainda mais no universo do mundo do perfume, o que renderá fotos criativas aos visitantes.
Acessibilidade
Os itens expostos levam em consideração a questão da acessibilidade para visitantes e o espaço foi pensado para trazer maior conforto e comodidade, dessa forma conta com rampas de acesso, vídeos em libras e legendados.
A exposição “O Mundo do Perfume – Viagem pelas Fragrâncias” também pode ser visitada virtualmente, para isso basta acessar o site do projeto.
Serviço Museu do perfume:
Dias e horários: Terça-feira a domingo, das 09h às 17h.
Ingressos: Inteira: R$ 15,00; Meia entrada: R$7,50 (aposentados, pessoas com idade a partir de 60 anos, estudantes em visitas autônomas, pessoas com deficiência – meia entrada estendida a 1 acompanhante – e Portadores de ID Jovem)
Gratuidade: Toda terça-feira
É necessário realizar agendamento prévio para a visita ao espaço, inclusive às terças-feiras.
Endereço: Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, São Paulo – SP, 03003-060
Sobre Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em 50 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.tô, Truss, e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe, e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 18 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos ambiciosos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 83 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.