Com espetáculos artísticos e oficinas, projeto Brincando na Praça acontece no Parque Linear Cantinho do Céu neste final de semana
Neste sábado (02) e domingo (03), o Brincando na Praça chega ao Parque Linear Cantinho do Céu, no Grajaú, zona sul de São Paulo, com uma série de atividades culturais, educativas e interativas que celebram a cultura popular e as diferentes vertentes da dança urbana. O evento, completamente gratuito, inicia às 09h e será guiado até às 16h por apresentações de teatro de rua, dança, variedades circenses, pintura facial, música ao vivo e oficinas que estimulam a expressão criativa da mente e do corpo.
O projeto, que neste ano já passou por cidades do interior e Grande São Paulo, é pensado para todas, todos e todes, e a curadoria dedica-se a promover experiências lúdicas, práticas antirracistas e sustentáveis, troca de saberes e senso de coletividade. Para esta edição, o festival dá atenção especial ao público infantojuvenil de regiões periféricas – depois do Grajaú, a próxima parada do evento é o bairro Brasilândia.
“O Brincando na Praça nasceu para ser itinerante e é muito gratificante quando podemos contribuir com a descentralização da cultura em São Paulo”, comenta Ítalo Azevedo, idealizador da agência Muda Cultural, que realiza o projeto. “Acreditamos na importância de eventos como este para ocupar os espaços públicos e estimular a arte em crianças, jovens e adultos”, completa Ítalo.
Destaques da programação
Entre os destaques de sábado (2) no Grajaú, o projeto abre caminhos para o universo das danças urbanas com a batalha Session Delas – o grupo é formado por cinco dançarinas que reforçam o protagonismo feminino nas danças da cultura de rua. No domingo (3), outra atividade do universo da dança de rua volta à cena às 12h30, com a apresentação da MovendObjeto Battle, que propõe uma interação entre movimentos do corpo com objetos do cotidiano.
Com muito circo, teatro e oficinas, o evento oferece também no sábado as atrações Pernaltas e Malabarista (Deu Circo), Quando Eu Morrer Vou Contar Tudo a Deus (O Bonde), oficinas Alimento como Memória Ancestral (Cia Caruru) e Bolas de Sementes (Coletivo Alma), sendo esta última uma proposta de experimentação lúdica das crianças com a prática da permacultura.
No domingo, o Cortejo Voador (Cia Passarinho Contou), Brasilidades em Jogo (Crialudis), e Revoada Cantante (Cia Passarinho Contou) completam a programação artística.
“Nesta edição do Brincando na Praça, buscamos conectar, na programação do Grajaú e Brasílândia, o resgate da memória ancestral das culturas africanas e indígenas, sempre a partir de uma perspectiva antirracista e de preservação ecológica”, explicam Julia Pires e Lu Monteiro, curadoras do evento.
O evento também conta com duas sessões de pintura facial e com a Caravana Lúdica, que acontece das 09h30 às 14h30 e oferece os Jogos do Mundo, uma série de jogos tradicionais e contemporâneos de diversas épocas e países, todos construídos artesanalmente a partir de material reciclado.
A acessibilidade do festival não se dá apenas pela gratuidade da entrada, mas também pela interpretação em Libras das atrações, programação impressa em braille à disposição do público, classificação etária livre, acessibilidade arquitetônica para pessoas com mobilidade reduzida e fácil localização dos eventos.
O Brincando na Praça no Grajaú faz parte de uma série de atividades realizadas pela Muda Cultural. O projeto é viabilizado pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais (Pro-Mac) e conta com o apoio de WTW, Grupo Mater, Gui Mattos, Marina Linhares Interiores, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Subprefeitura Capela do Socorro e Subprefeitura Freguesia Brasilândia. A realização é da já citada Muda Cultural em parceria com a Secretaria Municipal de Cultural de São Paulo.
SERVIÇO
Brincando na Praça | Grajaú
Data: 02/12 e 03/12, sábado e domingo
Horário: a partir de 09h
Local: Parque Linear Cantinho do Céu
Endereço: R. Nossa Sra. de Fátima, 364, Cantinho do Céu – São Paulo/SP
Programação Completa
Sábado
9h30 Pernaltas e Malabarista | Deu Circo
10h00 Session Delas
11h00 Oficina de Permacultura Lúdica “Bolas de Sementes” | Coletivo Alma
12h30 Oficina: Alimento como Memória Ancestral | Cia Caruru
14h00 Quando Eu Morrer Vou Contar Tudo a Deus | O Bonde
+ 9h30 às 14h30 Jogos do Mundo | Caravana Lúdica
+ 2 sessões de Pintura Artística Facial
Domingo
9h30 Cortejo Voador | Cia Passarinho Contou
10h00 Brasilidades em Jogo | Crialudis
12h30 MovendObjeto Battle
13h30 Revoada Cantante | Cia Passarinho Contou
14h30 Caça ao Tesouro
+ 9h30 às 14h30 Jogos do Mundo | Caravana Lúdica
+ 2 sessões de Pintura Artística Facial
SOBRE A MUDA CULTURAL
Muda Cultural, agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo, é a responsável pela realização do projeto. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais.