Conheça a programação de férias da Biblioteca de São Paulo e da Biblioteca Parque Villa-Lobos

Os dois equipamentos culturais oferecem atividades gratuitas para todas as idades. O horário de funcionamento é de terça a domingo e feriados, das 9h30 às 18h30.

Procurando um bom lugar para curtir as férias? A Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos oferecem ótimas opções de entretenimento, como oficinas, clubes de leituras, atividades culturais, contação de histórias, jogos e brincadeiras. Isso sem falar no vasto acervo para empréstimo, jogos digitais e de tabuleiros e espaços convidativos para ler ou simplesmente relaxar.

 

Para os pequenos há duas programações especiais em janeiro, começando pela Oficina de Brinquedos da Natureza. A partir da produção de peças manuais, a atividade propõe uma reflexão sobre como o brinquedo pode ganhar outros sentidos e possibilidades quando é criado fora das cadeias de consumo, por meio de uma experiência sensível e afetiva. A partir de 3 anos. Com a Cia. Bambuzal de Histórias. Dias 20 e 27 de janeiro, das 14h às 15h30, na Biblioteca de São Paulo.
Dias 14 e 28 de janeiro, das 14h às 15h30, na Biblioteca Parque Villa-Lobos.

 

A outra atividade é o Espetáculo Expedição Atlântico, um teatro de animação produzido pela Cia. Truks. Na peça dois catadores de lixo reconstroem, a partir de sacolas e lonas plásticas, um mundo fantástico repleto de diversão e sonhos.  A apresentação aborda não apenas a questão do lixo, como também combate a marginalização do ser humano de forma leve e com pitadas de humor e poesia.
Dia 13 de janeiro, das 16h às 17h, na Biblioteca de São Paulo.

Dia 21 de janeiro, das 16h às 17h, na Biblioteca Parque Villa-Lobos.

 

As crianças ainda podem ser divertir com a programação permanente das bibliotecas, como o Pintando o Sete, às quartas-feiras, das 15h às 16h; e o Brincando e Aprendendo, às quintas-feiras, das 15h às 16h. Quem gosta de uma boa contação de histórias não pode perder os encontros do Lê no Ninho, aos sábados e domingos, das 11h às 11h45; e a Hora do Conto, às sextas-feiras, das 15 às 15h30; e aos sábados,domingos e feriados, sempre com grupos convidados, das 16h às 16h45.

 

Oficinas

Em janeiro, a Biblioteca de São Paulo realiza três oficinas para o público jovem e adulto. Na Oficina Mangá: personagens e universos, os participantes vão aprender a usar os dois elementos mais importantes de um animê, entender sua função e criar protagonistas e universos que sirvam para a elaboração do seu próprio mangá. Com Raoni Marqs, autor de mangás maneiros, quadrinhos sinistros, vídeos descolados e livros engraçadinhos. Dias 20 e 21 de janeiro, das 10h às 13h. A partir de 12 anos. Inscrições pelo link: http://bsp.org.br/inscricao.

 

Na Oficina Autocuidado: cosméticos naturais para relaxar e dormir bem serão apresentadas técnicas de relaxamento para melhorar o sono com o uso de produtos fitoterápicos. Durante a aula presencial serão produzidos um escalda-pés e um óleo de automassagem para serem levados para casa por cada participante. Com a aromaterapeuta Suzana Borges. Dia 17 de janeiro, das 14h às 16h. A partir de 16 anos. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

O projeto Literatura Brasileira no XXI, realizado em parceria com a Unifesp, oferece a Oficina O Sertão Múltiplo. Em diálogo com obras escritas em períodos distintos, os inscritos irão refletir sobre o modo como o sertão vem sendo uma fonte inesgotável de temas, personagens e enredos para a poesia narrativa e lírica. Durante as aulas, os participantes são convidados a elaborar textos criativos a partir da reescrita dos conteúdos lidos e da reflexão acerca das relações tensas e densas entre o sertão e o espaço urbano. Com os professores Susana Souto e Joel Vieira da Silva Filho. Dias 19, 23, 26 e 30 de janeiro, das 9h30 e 12h30. Inscrições pelo link: http://bsp.org.br/inscricao.

 

Na Biblioteca Parque Villa-Lobos acontece a Oficina de Roteiro para Histórias em Quadrinhos ministrada pelo escritor e roteirista Rafael Calça. A criação de roteiros para quadrinhos está se tornando gradativamente uma habilidade desejada tanto para a publicação quanto para a realização de trabalhos audiovisuais. Nos encontros realizados nos dias 30 e 31 de janeiro, das 14h às 17h, será possível aprender as estruturas e formatos de contação de histórias gráficas e conhecer as ferramentas básicas para começar o próprio roteiro. A partir de 16 anos. Inscrições pelo link: http://bvl.org.br/inscricao.

 

As duas bibliotecas ainda oferecem mensalmente clubes de leitura, aulas de xadrez e oficinas de smartphone para o público +60. Confira a programação completa nos sites da BSP e da BVL.

 

Foto 1: Biblioteca Parque Villa-Lobos. Crédito: Ricardo Matsukawa.

Foto 2: Biblioteca de São Paulo. Crédito: Equipe SP Leituras.

Foto 3: Cia. Bambuzal de Histórias. Crédito: acervo pessoal.

Foto 4: Cia. Truks. Crédito: Alberto Rocha.

Foto 5: Rafael Calça. Crédito: acervo pessoal.

Foto 6: Raoni Marqs. Crédito: Jessica Blanco.

 

Sobre a Biblioteca de São Paulo

Inaugurada em fevereiro de 2010, a Biblioteca de São Paulo (BSP) está localizada no Parque da Juventude, no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo (conhecida como Carandiru), na zona norte da capital paulista. A qualidade do acervo, as atividades de programação cultural e os serviços oferecidos deram um novo significado ao espaço, transformando-o em uma praça cultural, local de acolhimento e descobertas. Inspirada nas melhores práticas das bibliotecas públicas do Chile e da Colômbia, soma mais de 3 milhões de visitantes e visa promover o incentivo à cultura, à leitura e à literatura. Ocupa uma área de 4.257 metros quadrados para atender o público – crianças, jovens, adultos e idosos com ou sem deficiência. A BSP é um equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras.

 

Sobre a Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), localizada dentro do parque de mesmo nome, é um espaço convidativo para a leitura, fruição da cultura e interação entre as pessoas. Além de um amplo acervo literário, atualizado semanalmente, oferece várias atividades gratuitas, como encontro com escritores, contação de histórias, saraus, oficinas, cursos, apresentações musicais, entre outros eventos de uma extensa programação. O local conta ainda com sala de games, ludoteca, computadores com acesso à internet, auditório, aparelhos de tecnologia assistiva, deck com vista para o parque, bicicletário e skatário. É um equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Organização Social SP Leituras.

 

Assessoria

de Imprensa – BSP e BVL

Growth

Comunicações

Nathália Sanches – nathalia@growthcomunicacoes.com.br

Beatriz Nogueira – beatriz@growthcomunicacoes.com.br

Katia Motizuki – katia@growthcomunicacoes.com.br

(11) 2626-0567 | (11) 99959-5056

Acompanhe a BVL: Site |Facebook |Instagram |YouTube

Acompanhe a BSP: Site |Facebook |Instagram |YouTube

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts