Atividades culturais e educativas para diferentes faixas etárias serão realizadas nos dias 17, 19 e 20 de janeiro
O Museu do Ipiranga preparou uma programação especial para as férias de janeiro, e irá oferecer uma série de atividades culturais e educativas para diferentes faixas etárias.
Relacionadas com o museu e seu acervo, as atividades passam por oficinas de pintura, jogos, trabalhos com materiais de mediação e visitas guiadas com observação de detalhes do acervo.
As vagas são limitadas e a participação nas atividades requer obtenção de ingresso para visitação ao Museu e inscrição prévia nos respectivos pontos de encontro.
Programação
Dia 17/1 • Quarta-feira
11h • Oficina de Pintura
A atividade busca discutir a noção de representação por meio das pinturas e esculturas de personagens do acervo do Museu do Ipiranga.
A oficina será dividida em dois momentos. No primeiro momento, as famílias serão convidadas a produzir uma pintura com base em fichas descritivas dos personagens, com informações sobre tipo de roupa, objetos utilizados e feições.
No segundo momento será realizada uma visita ao expositivo, no qual os participantes observarão as telas e esculturas que representam os personagens e poderão refletir sobre as escolhas feitas pelos artistas que as criaram.
Indicação etária: 7 a 12 anos
Ponto de encontro: acesso do túnel de entrada.
14h30 • Caça-detalhes
A atividade pretende motivar a aproximação do público com os espaços e temas expositivos do Museu do Ipiranga, por meio da observação de detalhes.
Envolverá um percurso pelas exposições, nas quais deverão ser encontrados detalhes escondidos relacionados a temas específicos como a história do Brasil, a cultura indígena e o trabalho escravizado, dentre outros.
Indicação etária: A partir de 3 anos.
Ponto de encontro: túnel de entrada, em frente à sala de boas-vindas.
Dia 19/1 • Sexta-feira
10h às 12h30 e 14h às 16h • Sala de Jogos
Esta atividade consistirá na disponibilização de jogos e materiais de mediação, relacionados às temáticas do acervo do Museu do Ipiranga.
Indicação etária: Todas as idades.
Ponto de encontro: sala de descanso da exposição Para Entender o Museu (piso térreo, ala leste).
Dia 20/1 • Sábado
10h30 • Caça-detalhes
A atividade pretende motivar a aproximação do público com os espaços e temas expositivos do Museu do Ipiranga, por meio da observação de detalhes.
Envolverá um percurso pelas exposições, nas quais deverão ser encontrados detalhes escondidos relacionados a temas específicos como a história do Brasil, a cultura indígena e o trabalho escravo, dentre outros.
Indicação etária: A partir de 3 anos.
Ponto de encontro: túnel de entrada, em frente à sala de boas-vindas.
14h30 • Oficina de Pintura
A atividade busca discutir a noção de representação por meio das pinturas e esculturas de bandeirantes no acervo do Museu do Ipiranga.
A oficina será dividida em dois momentos. No primeiro momento, as famílias serão convidadas a produzir uma pintura com base em fichas descritivas dos bandeirantes, com informações sobre tipo de roupa, objetos utilizados e feições. No segundo momento será realizada uma visita ao expositivo, no qual os participantes observarão as telas e esculturas que representam os bandeirantes e poderão refletir sobre as escolhas feitas pelos artistas que as criaram.
Indicação etária: 7 a 12 anos.
Ponto de encontro: acesso do túnel de entrada.
SERVIÇO:
Programação de férias do Museu do Ipiranga
17, 19 e 20 de janeiro.
Local: Museu do Ipiranga. É necessário obter o ingresso para visitação ao Museu.
Inscrições gratuitas nos pontos de encontro de cada atividade.
Contato para imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada
Edgard Léda • edgard@libris܂com܂br • 11 97254-1878
Marco Paulo Berringer • marcopaulo@libris܂com܂br • 11 99393-3088
Museu do Ipiranga – USP
O Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu foram financiadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.
Rua dos Patriotas, 100