Com ingressos que vão de R$ 15 (meia-entrada) a R$ 30 (inteira), sessão acontece no dia 18 de fevereiro como programação paralela ao último dia da exposição “Terror no cinema”Com ingressos que vão de R$ 15 (meia-entrada) a R$ 30 (inteira), sessão acontece no dia 18 de fevereiro como programação paralela ao último dia da exposição “Terror no cinema”
No dia 18 de fevereiro, o filme “O Fantasma da Ópera“, clássico do cinema lançado em 1925, será exibido no MIS com trilha sonora executada ao vivo. A sessão é uma programação paralela ao último dia da exposição “Terror no cinema“, e os ingressos custam de R$ 15 (meia-entrada) a R$ 30 (inteira), podendo ser adquiridos na plataforma INTI (on-line) e na bilheteria do museu. O evento faz parte do Cinematographo, programa do MIS – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo – inspirado na atmosfera das primeiras sessões de cinema e que convida, a cada edição, uma banda ou músicos para realizar a sonorização ao vivo de um filme.
O escolhido para a primeira edição de 2024, “O Fantasma da Ópera“, é a adaptação para o cinema do livro clássico de Gaston Leroux e apresenta o compositor Erick, que vive no subsolo de um teatro de Paris e se apaixona por uma cantora de ópera. A execução da trilha sonora ao vivo tem direção musical de Anselmo Mancini, acompanhada pelo pianista Daniel Grajew e pela violinista Marcela Sarudiansky.
Sobre o filme O Fantasma da Ópera (dir. Ernst Laemmte/Lon Chaney/Rupert Julian, EUA, 1925, 93 min, livre) |
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Adaptação para o cinema mudo do romance de Gaston Leroux. Erik, um compositor com rosto desfigurado, que vive nos subsolos de um grande teatro em Paris, apaixona-se por uma jovem cantora de ópera e a convence a desistir de seu par, sequestrando-a em seus aposentos.
Direção musical Anselmo Mancini é doutor e mestre em Audiovisual e bacharel em Composição Musical pela Universidade de São Paulo (USP). É diretor artístico da Associação Livre de Música e Artes Integradas de São Paulo (ALMAI-SP). Atualmente, é um dos principais nomes do segmento de Cine Concertos no país, com produções de clássicos, como “Central do Brasil”, “Psicose” e “O fabuloso destino de Amélie Poulain”. Em 2022, recebeu os prêmios de Melhor Trilha Sonora pela música do longa-metragem “Entre raiz e asas” nos festivais Rome International Movie Awards (Itália); Indie Spark Movies Film Festival (Holanda); International Motion Pictures Awards (Canadá); e Menção Honrosa no Kiez Berlin Film Festival. Em 2019, foi finalista do Cineconcerto Festival, realizado na Itália, e, em 2014, foi finalista (com menção honrosa) do Instant Composition Contest (criação de trilha sonora em tempo real ao piano), no Transatlantyk Film & Music Festival, realizado na Polônia.
Sobre os músicos Daniel Grajew foi vencedor do Concurso Guiomar Novaes em 2020. O pianista, acordeonista e compositor brasileiro transita por diversos gêneros, desde o repertório erudito tradicional até o choro, jazz e tango. Entre suas composições de maior destaque, estão “Giramundo”, “Choro vermelho”, “Sete vidas”, e “Acalanto”. Apresentou-se com diversos artistas, orquestras e grupos de câmara, como Escualo Ensemble, Osusp, Blue Note Big Band, Orquestra Jazz Sinfônica, Carlos Malta, Tiganá Santana, Emilio Martins, Luiz Brasil, Blubell, Mark Lambert, e Zizi Possi. Fez graduação e mestrado em piano pela Universidade de São Paulo, com dissertação concluída em 2016 sobre Egberto Gismonti. Em 2013, lançou seu primeiro disco solo, “Manga”; em 2016, gravou “Bailado”, com Marcos Paiva, escolhido pelo crítico Carlos Calado como um dos dez melhores discos do ano. De 2017 a 2020, lançou os álbuns “Novos ares”, “Mosaico”, “Quantum” e “Acalanto”.
Marcela Sarudiansky iniciou os estudos de violino aos nove anos de idade. Integrou orquestras como a Orquestra de Câmara da Universidade de São Paulo, Orquestra Municipal de Jundiaí e Orquestra Sinfônica Heliópolis. Participou como violinista convidada da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. É bacharel em Violino pela USP e mestra em Performance Musical pela Unesp. Entre 2018 e 2019, integrou a orquestra do musical “O fantasma da ópera”, em São Paulo. Em 2023, participou como convidada da temporada dos musicais “Anastasia” e “Bob Esponja: o musical”. Em 2020, lançou seu primeiro CD autoral, intitulado “Mon choux”, sob o nome artístico Tetel Di Babuya. Em 2021, assinou contrato como artista exclusiva com o selo de jazz Arkadia Records (NY, EUA), indicado múltiplas vezes ao Grammy. Lançou o álbum “Meet Tetel” por esse mesmo selo em 2022.
Serviço | Cinematographo – “O Fantasma da Ópera” Auditório MIS | Museu da Imagem e do Som – MIS Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo Data: 18.02, às 15h Ingresso: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia), disponível na plataforma INTI (on-line) e na bilheteria do MIS Classificação indicativa: 12 anos A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem patrocínio institucional das empresas Livelo, B3, John Deere, NTT Data, TozziniFreire Advogados e Grupo Comolatti e apoio institucional das empresas Vivo, Grupo Travelex Confidence, PWC, Colégio Albert Sabin, Unipar e Lenovo. O apoio operacional é da Telium, Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima e Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças. |