Einat Falbel dirige o texto de Ricardo Leitte e está no elenco do espetáculo com Antoniela Canto e Eliane Sombrio, com produção da Confraria das Pequenas Mentiras.
O espetáculo teatral ESPIRAL, com direção de Einat Falbel e texto de Ricardo Leitte, estreou dia 16 de setembro de 2023 no Studio Zoe e segue para segunda temporada, sempre aos sábados, até 22 de março. No elenco, Einat Falbel, Eliane Sombrio e Antoniela Canto.
Com figurinos e cenário de Osvaldo Gonçalves, codireção de Ricardo Leitte, fotografia de Bibi Piragibe, desenho de luz de Samya Perruchi, trilha sonora de Natália Fontana Francischini, quadro do artista plástico Marcos Mello e produção de Eliane Sombrio, ESPIRAL reflete a condição da mulher 50+ na modernidade.
ESPIRAL
Nora, uma médica que vive em um apartamento moderno em uma grande cidade, sozinha e desiludida, tenta pôr ordem em seus pensamentos, entre taças de vinho, remédios tarja preta, um gato e, talvez, um assassinato. Esse é o plot disparador do texto de Ricardo Leitte, escrito ao longo do processo de criação do novo espetáculo da Confraria das Pequenas Mentiras. A dupla à frente do coletivo, Einat Falbel e Eliane Sombrio, assinam a direção e a produção, respectivamente, do espetáculo, no qual também atuam. Antoniela Canto completa o elenco.
Como descreveu o filósofo, escritor e ensaísta Luiz Felipe Pondé, após assistir ao ensaio aberto da peça, a Nora de ESPIRAL é uma descendente da Nora da Casa de Bonecas de Henrik Ibsen. Se o dramaturgo norueguês concebeu uma personagem feminista, no fim do século XIX, permitindo que sua Nora rompesse com os padrões impostos na época, a Nora de ESPIRAL lida com as possíveis consequências do projeto feminista do início do milênio, quando as conquistas, frágeis, se misturam aos reflexos da sexta onda do capitalismo. Somam-se, ainda, as ondas hormonais da menopausa, levando a protagonista à beira do abismo.
Nora nos conduz a questionamentos corriqueiros e complexos da vida. Entre os afazeres domésticos habituais, revelam-se as marcas incrustadas de uma vida, os detalhes aparentemente sem importância. No lençol de baixo surgem as questões familiares, os relacionamentos do passado, a linha tênue entre solitude e solidão na maturidade.
Quantas personas habitam uma mesma mulher? Quantas mulheres vivem rotinas semelhantes, separadas em apartamentos de paredes finas? Como em uma espiral, os mesmos elementos se combinam de diferentes formas e apresentam uma espécie de quebra-cabeças, porém, de peças iguais. Em cada curva sinuosa da trama um novo confronto, uma possibilidade. As respostas? Não existem!
CONFRARIA DAS PEQUENAS MENTIRAS
A pesquisa dramatúrgica de ESPIRAL foi conduzida por Einat Falbel e Ricardo Leitte ao longo do processo de criação do novo espetáculo da Confraria das Pequenas Mentiras, coletivo responsável pela produção.
Falar sobre o feminino tem sido parte da pesquisa da Confraria das Pequenas Mentiras, desde 2005, com a peça “Ensaio para Inverno“, de Tony Giusti, baseada no conto de Simone de Beauvoir, “A mulher desiludida”. Desde então Falbel e Sombrio abordam temas diversos sobre a identidade feminina e questões de gênero, como nos espetáculos “Pós-man“, de Tony Giusti, “Só mais uma“, uma adaptação dos contos de Dorothy Parker, “Café Azedo“, de Paula Mandel, entre outros. Em diálogo com o tema do FEMINISMO, sempre urgente, o ETARISMO ganha destaque em ESPIRAL, aprofundando reflexões.
STUDIO ZOE
O Studio Zoe é um espaço intimista, com as características ideais para a pesquisa artística da Confraria das Pequenas Mentiras. Em uma sala com capacidade para 30 pessoas, o Studio Zoe está em um lugar agradável da Vila Ipojuca, um bairro tranquilo da Zona Oeste de São Paulo.
FICHA TÉCNICA
Autor: Ricardo Leitte
Pesquisa dramatúrgica: Einat Falbel e Ricardo Leitte
Direção: Einat Falbel
Codireção: Ricardo Leitte
Elenco: Einat Falbel, Eliane Sombrio e Antoniela Canto
Produção: Eliane Sombrio
Cenário e Figurinos: Osvaldo Gonçalves
Artista plástico: Marcos Mello
Divulgação: Sarah Lopes
Fotógrafa: Bibi Piragibe
Projeto de luz: Samya Peruchi
Projeto de som: Natália Fontana Francischini
Operador de som e luz: João Vitor de Oliveira Faria
Assistente de produção: Thainá Guimarães Araújo Tosta
Assessoria de imprensa: Confraria das Pequenas Mentiras
Realização: Confraria das Pequenas Mentiras
SERVIÇO
Duração do espetáculo: 60 min.
Classificação: 14 anos
Local: Studio Zoe – Rua Croata, 210 – Vila Ipojuca – SP
Capacidade: 30 lugares
Ingressos: R$60,00 inteira / R$30,00 meia
Temporada: De 2 a 23 de março (aos sábados, às 20h). Dia 16 não haverá espetáculo. Excepcionalmente haverá sessão do espetáculo dia 15, sexta-feira, às 21h.
Contato: confrariadaspequenasmentiras@gmail܂com
Link Fotos/Divulgação: Link
Reservas pelo Sympla:
Instagram: teatroespiral