“Helena ou De quem são as mãos que fazem a guerra?” propõe uma encenação-game que mistura teatro e projeções

A peça “Helena ou De quem são as mãos que fazem a guerra?”, da Cia Ato Reverso, retorna para uma curta temporada no Galpão do Folias de 17 a 27 de outubro. Inspirada pelo mito de Helena de Troia, a montagem aproxima a Guerra de Troia do universo gamer e questiona as relações entre as mulheres e as guerras ao longo da história.

Com uma abordagem inovadora, o espetáculo utiliza animações 2D e uma trilha sonora original, misturando teatro e tecnologia para criar uma experiência imersiva e interativa. A encenação é dividida em duas camadas: o palco, representando a cidade devastada de Troia, e o vídeo, com o “Cyber Olimpo”, onde as deusas Afrodite, Atena e Hera atuam como gamers influencers, comandando as ações das personagens humanas.

Enredo e questionamentos

No enredo, Helena, Hécuba, Andrômaca e Cassandra, sobreviventes da guerra de Troia, enfrentam o patriarcado enquanto são manipuladas como peças de um jogo divino. O espetáculo levanta questões sobre a responsabilidade atribuída às mulheres nos conflitos e sobre as estruturas de poder que perpetuam a violência.

A peça faz parte da Trilogia da Barbárie, composta também por Maria Inês ou o que você mata para sobreviver? e Abigail Williams ou De onde surge o ódio?, e traz influências de obras como As Troianas, de Eurípides, e o livro A guerra não tem rosto de mulher, de Svetlana Aleksiévitch.

Serviço:

  • Datas: 17/10 a 27/10

  • Horário: Quinta a sábado, às 20h; domingos, às 18h

  • Local: Galpão do Folias – R. Ana Cintra, 213 – Campos Elíseos, São Paulo – SP

  • Ingressos: R$40,00 (inteira), R$20 (meia)

  • Classificação indicativa: 14 anos

  • Duração: 80 minutos

  • Vendas: Sympla

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts