História e Arte em Imagens: Exposição na Catedral da Sé Revela 162 Anos da Praça da Sé

Com 115 fotografias de nomes consagrados como Militão Augusto de Azevedo, Marc Ferrez, Hildegard Rosenthal, Alice Brill e German Lorca, a exposição “Sé: Catedral, Praça e Marco” revela uma visão inédita sobre o desenvolvimento da Praça da Sé e da Catedral da Sé ao longo de mais de um século e meio. O evento oferece ao público uma experiência imersiva e detalhada, diretamente dentro da Catedral.

A mostra, que reúne imagens históricas em um único espaço pela primeira vez, conta com um acervo fotográfico repleto de detalhes que exploram o crescimento urbano, a evolução dos métodos de fotografia e momentos marcantes da vida paulistana, desde o primeiro registro de 1862 até os dias atuais.

Fotografia e Patrimônio Histórico

Entre os registros, uma foto de 1862, feita por Militão Augusto de Azevedo, retrata o Largo da Sé, antes da construção da atual praça e Catedral. Com o passar do tempo, as fotografias revelam as transformações do local, incluindo a antiga Catedral de estilo barroco, que deu lugar à atual estrutura gótica inaugurada oficialmente em 1954. Outras imagens destacam momentos históricos na praça, como o comício das Diretas Já em 1984, além de cenas cotidianas da evolução da cidade, com seus bondes, carros e multidões.

Experiência Interativa

Um dos diferenciais da exposição é a interação direta com o espaço da Catedral. Elementos ópticos especiais foram instalados para aproximar o visitante de detalhes arquitetônicos do edifício, como esculturas e vitrais localizados a até 30 metros de altura. Essas observações trazem à tona aspectos que normalmente passariam despercebidos a olho nu, enriquecendo ainda mais a experiência de imersão no patrimônio.

Exploração Visual e Cultural

A montagem da exposição foi desenvolvida para harmonizar com o ambiente, utilizando divisórias transparentes e suportes textuais que permitem ao visitante observar o interior da Catedral enquanto explora as obras. As divisórias dialogam com os vitrais e estruturas da catedral, incentivando novas formas de observação tanto das imagens históricas quanto do próprio espaço, criando uma fusão única entre o antigo e o moderno.

Sé: Catedral, Praça e Marco
Até 19 de novembro de 2024 (De terça a domingo, das 10h às 17h)
Catedral da Sé, Praça da Sé, S/N, Centro, São Paulo – SP
Classificação Etária: Livre
Preço: Entrada Gratuita

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts