A partir do dia 30 de junho o Departamento Nacional do Sesc promoverá o projeto Ocupação Arte Educação, que trará uma série de diálogos virtuais com educadores, artistas e pesquisadores de diferentes áreas do segmento artístico.
Ocupação Arte Educação
Espaço de compartilhamento de experiências e escuta expandida sobre o que o Brasil tem realizado no campo da mediação cultural. Educadores, artistas, pesquisadores e profissionais da cultura apresentarão suas dinâmicas, abordagens e metodologias, centradas na Arte Educação.
A ação tem por objetivo democratizar o acesso a experiências mediadas pelas áreas de música, artes cênicas, audiovisual, arte educação, biblioteca, patrimônio, artes visuais e literatura, em suas variadas expressões. A arte educação é um caminho de mediação de saberes, experiências e conhecimentos. De modo horizontal, o Sesc quer compreender como as pessoas se relacionam com a arte.
Os eventos virtuais ocorrerão em todo o Brasil e promoverão um espaço de escuta e articulação do Sesc com outros movimentos de Arte Educação, buscando ampliar e expandir o trabalho já desenvolvido e fortalecer as práticas da área no país. A abertura ocorrerá no canal do Departamento Nacional do Sesc no YouTube no dia 30 de junho, e a cada semana as atividades abordarão os temas Acessibilidade, Diversidade, Geracionalidade e Territorialidade.
No dia 5 de julho o Sesc São Paulo promove, através do canal do Centro de Música no YouTube, o bate-papo Identidade e diversidade na educação musical, com Magda Pucci e Salloma Salomão. A lista de atividades pode ser consultada na playlist do projeto.
Identidade e diversidade na educação musical
Com Magda Pucci e Salloma Salomão. Mediação: Priscila Rahal.
Dia 5 de julho no YouTube do Centro de Música do Sesc São Paulo às 16h, com tradução em libras
Neste bate-papo, mediado por Priscila Rahal, Magda Pucci e Salloma Salomão falam sobre a importância da música na formação da identidade cultural de um povo. Trazem ao debate a necessidade da educação musical – plural, diversa e libertadora – acessível desde a infância.
Magda Pucci é musicista, antropóloga, pesquisadora de músicas do mundo e das culturas indígenas brasileiras e educadora musical. Dirige e produz o Mawaca, grupo que recria músicas de diferentes tradições do mundo. Na área de educação musical, tem ministra cursos e oficinas de músicas indígenas para professores e interessados em geral.
Salloma Salomão é músico, educador, historiador e crítico da cultura brasileira. Possui pesquisa histórica e estética que retorna aos universos simbólicos da diáspora negra no sudeste do Brasil. Em seu trabalho são reconstruídas as imagens, os sons, as miragens da negritude contemporânea em diálogo com o legado musical dos “Brasis”: congos, moçambiques, folias e lundus.
Priscila Rahal é bacharel em música com habilitação em piano erudito pela ECA-USP. No Sesc desde 2011, atuou como curadora, programadora e coordenadora de projetos em diferentes áreas artísticas. Atualmente integra a equipe de Assistentes Técnicos da área de Música da Gerência de Ação Cultural do Sesc SP.
Saiba +: Ocupação Arte Educação
+ Centro de Música do Sesc São Paulo
Os Centros de Música do Sesc são espaços para fazer, ouvir, conhecer, aprender e pensar a música. Sua história remete a uma trajetória de mais de 40 anos de experiência na formação de artistas, de plateias, de educadores, e no desenvolvimento de novas experiências em torno da pedagogia musical. Ao longo de sua trajetória, desenvolveu propostas de ensino que privilegiam a prática coletiva, a convivência criativa, a experimentação e a democratização do acesso ao fazer musical. São três unidades na Grande São Paulo, com mais de 1300 vagas ofertadas ao público semestralmente, em atividades como cursos, oficinas, práticas de conjunto e vivências para diferentes idades e níveis de conhecimento musical.
Saiba +: Centro de Música | Instagram | Twitter | Facebook