MASP Lança Tour Virtual Em 3d Da Mostra De Edgar Degas

Como parte do projeto MASP 360º, o Museu de Arte de São Paulo lança nesta quarta-feira, 8.9.2021, o tour virtual em 3D da mostra Degas, que ficou em cartaz no museu de dezembro de 2020 a agosto de 2021. O público poderá conferir a visita online neste link. A exposição apresentou as 76 obras de Degas (1834-1917) que pertencem ao acervo do MASP em diálogo com fotografias de Sofia Borges. Além do MASP, apenas outros três museus no mundo possuem o conjunto completo de 73 bronzes do artista francês: Glyptotek de Copenhague, Metropolitan de Nova York e Musée d’Orsay, Paris. Na mostra, foram exibidos também dois desenhos e uma pintura.

O ponto de partida para a mostra é a escultura Bailarina de catorze anos (1880), a obra mais icônica de Degas e uma das mais emblemáticas de toda a história da arte ocidental do século 20. Seu protagonismo foi reforçado com as releituras feitas por Sofia Borges. A artista brasileira, a convite do MASP, produziu fotografias em grande escala a partir das esculturas de Degas, com destaque para a bailarina. O resultado desse trabalho, cujo processo levou quase um ano, revela e transforma várias das obras de Degas de forma nova e radical e poderá ser visto agora tanto no tour virtual quanto no catálogo da exposição (à venda em masploja.org.br). 

O objetivo do projeto MASP 360º é tornar as exposições do MASP cada vez mais acessíveis para todos os tipos de público e, além disso, contribuir para reforçar uma das missões do museu, que é a de promover o encontro entre públicos e arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras.

Degas teve curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, e Fernando Oliva, curador do MASP.

O MASP 360º será lançado sempre no site do MASP. O projeto MASP 360º edição Degas tem o patrocínio do Bradesco.

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts