10 mil pãezinhos franceses, patês e suco de frutas de caixinha, junto a um folder com a história do pão estarão compondo o kit comemorativo do Dia Mundial do Pão, antecipado para 15 de outubro – na realidade, acontece no dia 16 – que serão entregues na frente da sede da FIESP, em São Paulo.
“Nossa comemoração não aconteceu no ano passado devido à pandemia. Esse ano, no entanto, vamos seguir todos os protocolos de segurança exigidos pelas autoridades de saúde – uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, assim como a utilização de luvas no preparo dos kits que serão entregues à população”, diz Antero José Pereira, presidente do Sampapão, sigla que agrega os Associação e Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo e a Escola Técnica IDPC.
O Dia Mundial do Pão surgiu da união da FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – e UIBC – Union Internationale de La Boulangerie et la Boulangerie-Pâtisserie – para concientizar o maior número de pessoas sobre a fome e a miséria que persistem em vários países do mundo – isso antes da pandemia! “Como o pão ainda é o alimento mais barato que existe na mesa das famílias brasileiras, entregaremos 10 mil pãezinhos à população paulistana”, continua o presidente.
Esse evento, que já faz parte da agenda paulistana, iniciou-se há mais de 14 anos com pães sendo entregues na Praça da Sé e, depois, no vão livre do MASP. Com o passar dos anos, a frente da sede da FIESP tornou-se o lugar mais viável para a distribuição dos pãezinhos à população paulistana, sempre no horário da manhã.
“Nosso trabalho se iniciará às 8 da manhã com paulistanos a caminho do trabalho, e nosso local fica bem à frente da Estação Trianon do metrô. Entregaremos, também, aos passageiros de ônibus que estão a caminho do trabalho.”, diz.
Dia de agradecer
Esse dia, para os panificadores, é um dia de gratidão e trabalho a favor dos outros. “Esse ano em que a pandemia tirou o emprego de tantos, já entregamos cestas básicas e fazemos, novamente, a nossa parte, alertando sobre a fome e a miséria. E agradecermos o trabalho que temos, sobrevivendo a toda a crise econômica que enfrentamos no Brasil. É a nossa forma de compartilhar”, finaliza o presidente.
A entrega dos pães acontecerá na frente da FIESP, Av. Paulista, 1313, Paraíso, a partir das 7 horas da manhã. Os pães foram doados por várias padarias paulistanas e o suco e o patê por empresas parceiras da panificação.