O SescTV exibe em 12 de outubro, a partir das 14h30, produções que fazem parte do universo infantil. São elas: o documentário A’uté A’uwê Uptabi: Ser Criança A’uwê (2018, 40min), dirigido por Cristina Floria e Wagner Pinto; e os curtas-metragens Perrocuento (2019, 9min), de Mixie Araya Soler e Primeiro Movimento (2019, 6min), dirigido por Érica Valle. Os curtas-metragens fizeram parte do ComKids Prix Jeunesse Iberoamericano 2019, festival que estimula e debate as produções audiovisuais e digitais para o público infanto-juvenil e tem direção e curadoria de Beth Carmona.
No dia 12/10, às 14h30 vai ao ar A’uté A’uwê Uptabi: Ser Criança A’uwê o documentário é conduzido pela voz e o olhar de meninas (ba’öno) e meninos (watébrémi), que revelam o cotidiano das a’uwê, crianças da etnia xavante, na terra indígena Pimentel Barbosa, no Mato Grosso. Acompanhando brincadeiras e atividades como a pesca, as aventuras na mata e no rio e lições dos mais velhos que vão do trançado de folhas para criar cestos aos cantos e danças, compreendemos como tradições são disseminadas por gerações, num ciclo que compartilha à necessidade de respeito e integração à natureza. Disponível sob demanda em sesctv.org.br/programas-e-series/territorios-indigenas.
Na sequência, às 15h15, serão exibidos os curtas – metragens Perrocuento e Primeiro Movimento. O primeiro, uma produção chilena, mistura técnicas de animação em 2D, Stop Motion e imagens reais para contar a história de uma menina de 10 anos que vai para a casa da avó numa região chamada Calama, no norte do Chile. Lá a garota descobre coisas incríveis e vive diferentes emoções, sem precisar recorrer a computadores e internet.
Logo em seguida tem a animação Primeiro Movimento, o curta de animação que é dirigido por Érica Valle, não possui diálogos nem locução e apresenta um delicado encontro amoroso, nas ruas de uma cidade do interior. Destaque para a encenação de um balé circense acompanhado por uma trilha musical, que tem versão para Rebeca e flauta inspirada no concerto duplo de Johann Sebastian Bach, criada por Antônio Nóbrega.
Sobre o SescTV
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.
12 de Outubro – Dia das Crianças
Documentário e curtas-metragens:
A’uté A’uwê Uptabi: Ser Criança A’uwê
Dia: 12/10, terça, às 14h30.
Direção: Cristina Floria e Wagner Pinto
Brasil, 2018, 40 min.
Classificação indicativa: livre.
Reapresentação: 17/10, Domingo, 14h30.
Perrocuento
Direção: Mixie Araya Soler.
Dia: 12/10, terça, 15h15.
Chile, 2019, 9min
Classificação indicativa: livre.
Primeiro Movimento
Direção: Érica Valle.
Dia: 12/10, terça, 15h25.
Brasil, 2019, 9min
Classificação indicativa: livre.
Para sintonizar o SescTV
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/agoranatv
- Siga o SescTV no twitter: @sesctv
- E no facebook: facebook.com/sesctv
- No instagram: @sesctv