A partir do dia 6 de outubro, o Sesc Belenzinho oferece a oficina online de teatro Compartilhar Ideias, Refazer Histórias, voltada ao público acima de 60 anos. Com inscrições gratuitas em inscricoes.sescsp.org.br, as aulas ocorrem às quartas, das 14h30 às 16h, pela plataforma Zoom, até o dia 17 de novembro de 2021.
A linguagem teatral será utilizada ao longo da atividade como forma de encontro, compartilhamento de ideias e de histórias, a partir de exercícios teatrais, corporais, resgate da tradição oral e escrita. As interações propostas visam à reflexão sobre longevidade e envelhecimento, bem como a desmitificação do conceito de velhice como doença, entendendo a pessoa idosa como um ser ativo político, econômico e socialmente em sua comunidade. Os encontros serão registrados e as reflexões e exercícios comporão uma narrativa virtual sobre o tema.
A atividade será ministrada por Cristian Beltran, professor, ator e diretor teatral chileno. Cristian é formado na “Escuela de Arte Dramático del Sur, Concepción, Chile”, com estudos em educação popular na América Central e Clown no Chile e França. Atualmente desenvolve seu trabalho no sul do Brasil, onde mora há sete anos. É criador do Coletivo Enredo, grupo artístico estabelecido em Caxias do Sul, com vertente na pedagogia teatral, produção teatral e audiovisual.
Sobre a Mostra Sentidos
O Dia Internacional da Pessoa Idosa, conforme data estabelecida pela ONU em 1991, é celebrado em 1º de outubro e foi criado com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e evidenciar a legislação de proteção à pessoa idosa. Com o intuito de reverberar esta efeméride, contribuindo para a desconstrução de preconceitos relacionados ao processo de envelhecer, a Mostra Sentidos – A Longevidade na Arte reúne uma curadoria de trabalhos artísticos virtuais de teatro e dança que geram reflexões sobre a longevidade e destacam a potência do processo de envelhecimento em uma intensa interface com as artes cênicas.
Em sua 5ª edição, a Mostra Sentidos acontece de 1 de outubro a 12 de dezembro nos canais digitais do Sesc São Paulo e de suas unidades. A proposta é fortalecer a discussão e as reflexões dos direitos desta população, por meio do diálogo sensível e intangível com a arte e toda a sua força de expressão, empatia e comunicação.
Compartilhar Ideias, Refazer Histórias
Curso online
De 6 de outubro a 17 de novembro de 2021. Quartas, das 14h30 às 16h
Plataforma: Zoom
Inscrições em: inscricoes.sescsp.org.br
Grátis
Livre – voltado a pessoas acima de 60 anos
Sesc Belenzinho
sescsp.org.br/belenzinho
Sesc Belenzinho nas redes
Facebook | Instagram | YouTube: @sescbelenzinho
+ AÇÃO URGENTE CONTRA A FOME
Com o objetivo de ampliar a rede de solidariedade para levar comida às pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Sesc São Paulo, em parceria com o Senac São Paulo, realiza campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis nas unidades do Sesc e Senac em todo o estado. São mais 100 pontos de coleta na capital, região metropolitana, interior e litoral. As doações são distribuídas às instituições sociais parceiras do Mesa Brasil Sesc, que repassam os itens para as 120 mil famílias assistidas. A Ação Urgente contra a Fome é uma iniciativa do Sesc São Paulo, por intermédio do Mesa Brasil Sesc, programa criado pela instituição há 26 anos que busca alimentos onde sobra para distribuir aos lugares em que falta. O que doar: alimentos não perecíveis como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho e farinha de mandioca. O Sesc conscientiza a população sobre importância da doação responsável, com itens de qualidade e dentro da validade.
Saiba +: sescsp.org.br/doemesabrasil
MESA BRASIL SESC SÃO PAULO
Paralelamente à campanha Ação Urgente contra Fome, a rede de solidariedade que une empresas doadoras e instituições sociais cadastradas segue suas atividades, buscando onde sobra e entregando em lugares onde falta, contribuindo para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos e a diminuição do desperdício de alimentos. Hoje, dezenove unidades do Sesc no estado – na capital, interior e litoral – operam o Mesa Brasil. As equipes responsáveis pela coleta e entrega diária de alimentos foram especialmente capacitadas para os protocolos de prevenção à Covid-19, com todas as informações e equipamentos de proteção individuais e coletivos necessários para evitar o contágio.
Saiba+: sescsp.org.br/mesabrasil