As férias escolares são um ótimo período para apresentar novidades para a garotada. Que tal aproveitar essa época para levar a criançada para exposições e contações de histórias sobre os modernistas? A Agenda Tarsila mapeou as melhores atrações que valem a pena a participação. Confira:
Infância de Tarsila do Amaral é tema de atividade lúdica realizada no Parque Belém
Inspirada pelo livro A Infância de Tarsila do Amaral, de Carla Caruso, a equipe da Biblioteca contará sobre os primeiros passos e percepções artísticas de Tarsila que, quando adulta, se torna uma das mais importantes pintoras brasileiras, representante icônica do modernismo brasileiro com seu Abaporu. Em meio à contação, o público poderá entrar em contato com algumas de suas obras que serão projetadas. O evento é gratuito e ocorre dia 21 de dezembro, das 15h às 16h, na Fábrica de Cultura Parque Belém, que fica na Avenida Celso Garcia, 2231, em São Paulo. Mais informações em Agenda Tarsila.
Contação de histórias mostra obras de Mário de Andrade para o público infantil
Obra Imatura, de Mário de Andrade, reúne três obras essenciais para entender esse artista múltiplo e o modernismo brasileiro. O primeiro livro do autor chamado Primeiro Andar é uma seleção de contos escritos entre 1914 e 1922. O ensaio A Escrava mostra o pensador Mário de Andrade, estudando as vanguardas e propondo uma arte moderna brasileira. Obra Imatura é o risco complexo de arte, de um escritor para quem a literatura era feita a cada dia, no diálogo com outras culturas e com a realidade. A proposta é apresentar estas obras ao público seguindo uma narrativa lúdica de linha do tempo no qual as obras foram publicadas. O evento é gratuito e ocorre dia 15 de dezembro, das 15h às 16h, na Fábrica de Cultura Tiradentes, que fica na Rua Henriqueta Noguez Brieba, 281, em São Paulo. Mais informações em Agenda Tarsila.
Cia. Ruído Rosa publica livro infanto-juvenil sobre a Semana de 22
Vencedor do Prêmio de Incentivo à Publicação Literária 100 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922, o livro Aconteceu às 19:22 foi lançado há pouco tempo. Nele, escrito por Anna Carolina Longano, Anita Malfatti, a pintora, está ansiosa para a Semana de Arte Moderna de 1922. Annita, uma criança que vive em 2022, está chateada pelo que aconteceu na sua escola. Cem anos separam as personagens, até que o relógio marca 19:22… A Annita e Anita se conhecem e conversam sobre intolerância, reconhecimento e o espaço da mulher – e da menina – na arte. Elas percebem como, em cem anos, muita coisa mudou… mas ainda podemos mudar muito mais! Indicado para crianças a partir de 8 anos (ou 6 anos em leitura acompanhada). Mais informações acesse Agenda Tarsila.
Sobre a Agenda Tarsila
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto disponibilizará ainda conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.