Projeto contará com a exibição de filmes com arranjo instrumental simultâneo, composto exclusivamente para os longas-metragens
Nos dias 25, 26 e 27 de março, sexta e sábado às 21h e no domingo às 18h, no teatro do Sesc Ipiranga, serão exibidos filmes no projeto Cineconcerto, onde o Yume Project — grupo formado por uma conexão entre músicos brasileiros e nipo-descendentes que visam explorar sonoridades de instrumentos presentes em ambas as culturas — exibem suas composições criadas especificamente para acompanhar estes filmes enquanto estes são exibidos.
Sonhos — Akira Kurosawa
No dia 25, sexta, às 21h, será exibido Sonhos, primeira obra de Akira Kurosawa em Hollywood, onde aborda-se a relação da natureza com o egoísmo humano. A trilha, composta especialmente para essa performance por Anselmo Mancini (juntamente com o grupo), é dirigida e executada ao vivo pelo próprio compositor (piano e samples); Kooi Kawazoe (shamisen e koto); Yoohey Kaito (taiko); Silnei Döomacil (flauta transversal e piccolo). O processo de criação musical respeitou a estética proposta por Kurosawa em sua versão original, mantendo-se assim, ora sonoridades particulares do Japão, ora do ocidente. Os diálogos do filme estão presentes em sua forma original.
The Lodger – O Pensionista — Alfred Hitchcock
Continuando no dia 26, sábado, às 21h, é a vez de dar vida ao primeiro suspense de Alfred Hitchcock, em The Lodger – O Pensionista, onde se conta a história de injustas suspeitas que recaem sobre um estrangeiro que visita Londres, coincidindo com trágicos assassinatos de mulheres, todas louras. O filme é sonorizado pelo compositor Anselmo Mancini ao piano; um trio de cordas formado por Maria Emilia Paredes (violino), Catarina Schmitt (viola); Camila Hessel (violoncelo); e Everton Barba (percussão). A música composta possui influências de Villa-Lobos a Philip Glass, inspirada, também, pela sonoridade de Bernard Herrmann, compositor marcado pela longa parceria com Hitchcock.
Vidas Secas — Nelson Pereira dos Santos
Por fim, no dia 27 de março, domingo, às 18h, encerrando o projeto, Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos, o filme brasileiro é baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos e a trilha sonora carrega uma estética híbrida, onde é apresentado um repertório musical que vai da música erudita brasileira à eletrônica, bem como a utilização de instrumentos acústicos e sintetizados, incorporando até mesmo procedimentos contemporâneos onde transforma objetos diversos em instrumentos musicais. É dirigida e executada ao vivo por Anselmo Mancini (piano, samples e synths); e os convidados Kooi Kawazoe (bandolim); Catarina Schmitt (viola e rabeca); Silnei Döomacil (flauta transversal e piccolo). Os diálogos do filme estão presentes em sua forma original.
Serviço:
Teatro Sesc Ipiranga | Cineconcerto
Dias 25, 26 e 27/03, sexta e sábado, às 21h e domingo, às 18h.
Ingressos: R$ 24,00 (inteira) | R$ 12,00 (meia e/ou credencial plena)
Ingressos à venda pelo Portal Sesc SP e nas bilheterias da Rede Sesc a partir das 14h do dia 22 de março (para vendas no Portal) e das 17h do dia 23 de março (para venda nas bilheterias).
Teatro. Classificação: 16 anos.
Sesc Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo SP | (11) 3340-2000
*para entrada e permanência nas unidades do Sesc, o uso de máscaras (cobrindo nariz e boca) e a apresentação do cartão de vacinação, constando a imunização total, é indispensável para pessoas a partir de 5 anos de idade.
Informações à Imprensa
Diego Zebele | imprensa.ipiranga@sescsp.org.br
sescsp.org.br/Ipiranga
facebook.com/sescIpiranga
@sescipiranga
youtube.com/sescipirangasp