Novo espaço ficará dentro do complexo Parque Global, e eleva o empreendimento a um espaço aberto para arte, cultura e sustentabilidade
No último dia 7 de abril, foi inaugurado o Parque Global Cultural, um novo espaço de cultura na cidade de São Paulo. Localizado dentro do estande de vendas do complexo Parque Global, maior projeto imobiliário em desenvolvimento da América Latina. A estreia do espaço foi com a exposição “Biomas”, uma mostra inédita do renomado fotógrafo João Paulo Farkas. O visitante poderá ver mais de 30 fotografias que exaltam as paisagens naturais de diversos cantos do Brasil, sendo a maioria delas nunca apresentada ao público.
Para João Farkas, autor da primeira exposição, o local atende uma demanda crescente na cidade: “É um espaço muito bom porque é mais um dedicado à arte na cidade e isso faz com que a arte fique mais disponível e acessível aos paulistanos“, afirma o fotógrafo. “As pessoas estão dando conta que a arte é necessária. Precisamos conviver mais com ela“, completa. O fotógrafo é conhecido mundialmente pelo trabalho de mais de quatro décadas registrando de forma profunda a natureza e a cultura brasileira. Nascido em São Paulo em 1955, suas obras viraram referência e fazem parte de acervos e museus no Brasil e no exterior, como o MASP em São Paulo, International Center of Photography em Nova Iorque e Maison Europééne de La Photography em Paris. O fotografo ainda destaca “O meu trabalho é uma apreciação da paisagem brasileira que transita entre o real e o quase abstrato. É feito sempre de um ponto de vista mais estético do que documental“.
No evento inaugural, ao lado de João Farkas estava Jorge Pérez, CEO e presidente da The Related Group, e Adalberto Bueno Netto, fundador do grupo Bueno Netto. Pérez é fundador do Pérez Art Museum of Miami (PAMM) e um grande investidor em artes, conta com uma coleção de 4,5 mil obras, incluindo peças de brasileiros como Adriana Varejão e João Farkas. Durante o evento Jorge Pérez, comentou que João Farkas é um fotógrafo espetacular. “Em minha coleção, tenho muitas obras de fotógrafos da natureza. Tenho obras de Sebastião Salgado e de outros artistas que fotografam a Amazônia. Na primeira vez em que vi o trabalho do Farkas, fiquei encantado. É um trabalho de muita qualidade artística”, comenta Jorge Perez.
Adalberto Bueno Netto, que além de empresário do setor imobiliário no Brasil, é idealizador do recém-lançado livro “Pinheiros: o resgate de um rio”, comentou, “O Farkas tem uma forma única de fotografar com delicadeza e sofisticação as belezas naturais do nosso país. Escolhemos a coleção “Biomas” para inaugurar o espaço cultural do Parque Global pela sinergia das obras com o nosso empreendimento, que resgata no seu paisagismo a brasilidade e exuberância da nossa vegetação nativa aliando conceitos de arquitetura e sofisticação que o tornam tão exclusivo quanto as paisagens aos olhos do Farkas.”
O evento de lançamento teve a participação de membros da sociedade paulistana e entusiastas da arte e cultura. A exposição de estreia do Parque Global Cultural vai permanecer por 2 meses, com entrada gratuita. Estão expostas fotografias de várias expedições feitas em regiões como Amazônia, sul e litoral da Bahia, costa norte brasileira, sertões, entre outras.
Serviço:
Parque Global Cultural – Exposição Biomas
Quando: A partir de 07/04, com funcionamento de segunda a sexta, das 12h às 20h; aos fins de semana, das 10h às 18h
Onde: Showroom Experience do Parque Global – Marginal Pinheiros, 14.500 – São Paulo