A apresentação musical é gratuita e faz parte do projeto cultural “Pagode do Áurea – Samba e Resistência” aprovado no EDITAL DE APOIO A PROJETOS CULTURAIS DESCENTRALIZADOS DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS — Secretaria Municipal de Cultura.
O primeiro show, de uma série de 05 apresentações, será realizado no dia 01/05, a partir das 18h, à Rua Joaquim de Sá, 18, no bairro do Jardim Áurea, em Guaianases, zona Leste de São Paulo. A roda de samba, após o show, também contará com a participação de Yara Rocha.
As demais apresentações estão marcadas para 05/6, 03/7, 07/08 e 4/09/2022, sempre no mesmo endereço e em cada dia, haverá um convidado especial.
Importante
Alexandre Dourado, um dos músicos da banda, explica que o evento tem a ver com uma série de valores que, como todos sabem, são importantes para preservar a cultura preta – o samba, como elemento da identidade cultural brasileira e muito mais: “Fazemos parte de um grupo de jovens músicos que preserva a musicalidade e uma das expressões mais valiosas da cultura brasileira, que é o samba”, orgulha-se. “A ideia de poder levar uma opção de lazer e entretenimento às pessoas de todas as idades que moram em um dos bairros do extremo leste da cidade de São Paulo, e que se identificam com a nossa música, também dá um gás nesse trabalho”.
O repertório preparado para esta primeira apresentação do projeto conta com sucessos de Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal e Almir Guineto, mas traz também muita música nova, como a playlist do EP do Pagode do Áurea, lançado em fevereiro de 2022 e disponível em todas as plataformas digitais.
No repertório tem :
· Keto Nagô (Peterson Lima/ Fabbio Torão)
· Presente do criador ( Michel Soto/ Valter Silva)
· Janela da favela (Gracia do Salgueiro)
· Subúrbio( Reimy Júnior)
· Legado (Michel Soto/ Ricardo Augusto)
· Já é tradição ( Michel Soto)
Fazem parte do Pagode do Áurea, os músicos Michel Soto, no cavaco e voz, Josenário Mascarenhas, no banjo e voz, Belo, no violão 7 cordas, José Pereira, no reco-reco, Diego Aramis, no tantanzinho, Alexandre Dourado, cuíca, Gilson e Carlos Eduardo nos pandeiros, João Carlos, na percussão geral e Edson Severino, no tantan.
Sobre a proposta do evento com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, o projeto aprovado “Pagode do Áurea-Samba e Resistência”, pretende:
• Gerar renda e trabalho temporário;
• Impulsionar a economia criativa da região com a contratação de serviços locais;
• Difundir, trazer visibilidade e formar público, por meio das ações do projeto Pagode do Áurea no território, expandindo e potencializando seus produtos culturais;
• Impactar indiretamente na formação cultural local e elevar a autoestima do cidadão do território com a oferta de arte, cultura e valorização de suas manifestações, como o Samba e a Cultura Negra;
• Incluir as famílias nas atividades de lazer e entretenimento no território.
Sobre o Pagode do Áurea
O “Pagode do Áurea” foi idealizado por amigos e moradores do Jardim Áurea e região do bairro de Guaianases, no extremo da Zona Leste de São Paulo. Formado em 02 de setembro de 2018, a partir da união de dois grupos de samba, o “Quinto Batuque” e o “Samba Pra Curtir”, somaram-se talentos com a ideia de curtir uma boa roda de samba, além de resgatar e manter viva a essência do ritmo. A receita apresentou-se perfeita para levar alegria e cultura musical a um público, em geral, carente também de diversão e entretenimento.
Serviço
Data: 01/05/2022
Ingresso : GRÁTIS
Hora :
14h – Abertura
15h – Apresentação teatro infantil da CIA MAPINGUARY
Feira gastronômica
DJ Black Music
Espaço kids
18h – Pagode do Áurea, Samba e Resistência, com a participação especial de Yara Rocha
Local : Rua Joaquim de Sá, 18 – Jd. Áurea, Guaianases, SP
Próximos shows do Projeto EDITAL DE APOIO A PROJETOS CULTURAIS DESCENTRALIZADOS DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS — Secretaria Municipal de Cultura:
Datas:
05/06 – Pagode do Áurea e Raquel Tobias
03/07 – Pagode do Áurea e Anderson Tobias
07/08 – Pagode do Áurea e China Pereira
04/09 – Pagode do Áurea e Yvani Coelho
Sempre a partir das 14h
Sempre à Rua Joaquim de Sá, 18 – Jd. Áurea, Guaianases, SP