Mirante do Vale: Um gigante em meio a selva de pedras

Diferente do que muita gente imagina, o maior arranha-céu da cidade não é o famoso prédio Altino Arantes (Farol Santander), e sim o Edifício Mirante do Vale, localizado também na região central de São Paulo, no Vale do Anhangabaú.

Projetado na década de 60 pelo arquiteto Waldomiro Zarzur, a construção foi iniciada em 1960 e demorou 6 anos para ser inaugurada. Como todos os prédios da cidade, sua imponência despertou a resistência e a atenção da população. Naquela época, edifícios dessa magnitude eram construídos com estruturas de concreto ao invés de metálicas, e isso foi considerado um grande risco para a cidade. Apesar das críticas recebidas, Zarzur prosseguiu com o seu projeto até que a construção estivesse totalmente concluída, em 1966.

Ao atingir a altura de 170 metros, o Mirante do Vale passou a ter o título de maior arranha-céu do Brasil, substituindo assim o edifício Altino Arantes, que até então detinha esse mérito desde a sua inauguração, em 1947. Por 48 anos, o prédio projetado por Zarzur foi o maior edifício do país, e já esteve na 18ª posição do ranking dos maiores arranha-céus da América do Sul. O título de maior prédio brasileiro foi superado apenas em agosto de 2014, após a inauguração do Millennium Palace, localizado no Balneário Camboriú, em Santa Catarina. No entanto, o Mirante do Vale ainda hoje é o edifício mais alto da cidade de São Paulo.

Em números, a construção de 51 andares localizada no Vale do Anhangabaú conta com: 

  • 75 mil metros quadrados de área construída
  • 12 elevadores (velocidade de 320 metros por minuto)
  • 2 escadas rolantes 
  • 146 lojas
  • 812 salas comerciais
  • 60 salões comerciais
  • 3 portarias
  • 1028 salas comerciais 
  • Heliponto

Para paulistanos e turistas que apreciam ver a nossa cidade do alto, o Mirante do Vale reserva uma novidade: o Sampa Sky. Inspirada no Skydeck de Chicago, a atração contará com boxes retráteis de vidro, nas quais os visitantes poderão adentrar e ter a sensação de estarem flutuando sobre a cidade. O posicionamento dessas estruturas será, de um lado, com vista para o Vale do Anhangabaú e também para os edifícios históricos da região central e, do outro, voltado para a zona Leste de São Paulo, onde será possível visualizar o Mercado Municipal de São Paulo, o Mosteiro de São Bento e a região da 25 de Março. O Sampa Sky ocupará o 42º andar do edifício e você ficará sabendo por meio dos nossos canais assim que a atração for inaugurada. 

E você, já conhecia a história desse gigante em meio a selva de pedras?

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts