Conheça mais sobre a cultura latino americana em São Paulo

Área externa do Memorial da América Latina será transformada em drive-in

Fundado em 18 de março de 1989, o Memorial da América Latina é um centro cultural, político e recreativo, que tem como foco os países latinos e caribenhos. Está entre os seus objetivos divulgar a expressão criativa destes territórios, estabelecer base cultural e política e estreitar conexões sociais entre os países do continente. 

Localizado na Barra Funda, na zona Oeste de São Paulo, o Memorial ocupa uma área de mais de 84 mil metros quadrados e foi projetado pelo arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Seu plano cultural foi desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro, defensor entusiasta da integração latino-americana. 

O Memorial destaca-se como um dos principais pontos turísticos da cidade e suas estruturas já serviram de palco para grandes apresentações, como as do tenor Luciano Pavarotti e do Balé de Cuba. Durante anos, o Memorial sediou a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e foi ali que nasceu o projeto da Universidade de Música e a Orquestra Jazz Sinfônica.

Entre as atrações do Memorial, é possível destacar:

  • Praça Cívica: Espaço aberto onde é possível ver de perto um dos maiores símbolos do Memorial, a escultura “A Grande Mão”. Projetada também por Oscar Niemeyer, a instalação de 7 metros simboliza o sangue derramado pelos povos latino-americanos na luta pela liberdade.
  • Salão de Atos Tiradentes: Com pé direito de 30 metros de altura e paredes envidraçadas, este espaço conta a saga da colonização latino-americana a partir de seis painéis e uma grandiosa obra do artista Cândido Portinari. 
  • Auditório Simon Bolívar: Com capacidade para mais de 1.600 pessoas, o auditório recebe apresentações, shows culturais, congressos e eventos. O espaço já recebeu diversos chefes de Estado como Bill Clinton, Fidel Castro, Hugo Chávez, entre outros.
  • Biblioteca Latino-Americana: É ali que está o maior acervo especializado em cultura latino-americana. Cerca de 42 mil itens e mais de 3.600 produções audiovisuais estão disponíveis para consulta.
  • Pavilhão da Criatividade Popular Darcy Ribeiro: uma das principais atrações do Memorial, o espaço abriga uma exposição permanente de arte popular brasileira e também de países como a Bolívia, México, Guatemala e Uruguai. Por lá, também é possível percorrer a maquete de aproximadamente mil peças com os principais pontos turísticos dos países latino-americanos, feita pelos artistas Gepp e Maia. Na obra, há também cenas de livros, como uma passagem do título  “O Velho e o Mar”, escrita pelo autor norte-americano Ernest Hemingway durante sua passagem por Cuba. 

Também vale a visita ao Anexo dos Congressistas, espaço dedicado a atividades acadêmicas, diplomáticas e pequenas exposições, e à Galeria Marta Traba de Arte Latino-Americana, construção também comandada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 1998. 

O Memorial recebe grupos de até 40 pessoas para visitas gratuitas e monitoradas. O tempo de visita é de duas horas e pode ser agendado entre 10h e 15h, de terça a sábado. Atualmente o espaço encontra-se fechado por conta da pandemia, mas será reaberto em breve. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail educativo@memorial.org.br.

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts