Agenda Tarsila indica as melhores programações que acontecem esta semana
Até hoje, A Semana de Arte Moderna influencia o jeito de fazer cultura no país. A Agenda Tarsila, pioneira e maior plataforma dedicada ao movimento modernista, já reúne os principais e melhores eventos sobre o Modernismo que ocorrem pelo país, até o momento foram mapeados mais de 500 eventos sobre o marco cultural.
Na plataforma, os interessados terão a chance de conhecer uma vasta programação de eventos que trazem obras, fatos históricos, trajetórias e curiosidades ligadas à Semana de Arte Moderna em diferentes lugares do país que podem ser visitados tanto de maneira online quanto presencial.
A Agenda Tarsila também possui entrevistas exclusivas com parentes dos modernistas, pesquisadores e artistas contemporâneos como Tarsilinha, sobrinha-neta de Tarsila do Amaral, Rudá K. Andrade, neto de Oswald de Andrade, o diretor de teatro Zé Celso, o estilista Ronaldo Fraga, entre outros.
Além disso, a plataforma possui curiosidades sobre a semana que revolucionou o curso da arte e da cultura brasileira. Um verdadeiro guia sobre a Semana de Arte Moderna.
Confira a programação indicada para esta semana!
‘Tarsilinha’ estreia nas salas de cinema do país
O longa Tarsilinha, produzido pela H2O filmes, segue nas salas de cinema do país. Na animação, Tarsilinha descobre que a Lagarta roubou a memória de sua mãe e se lança em uma aventura para recuperá-la. Ela entra em um mundo fantástico, povoado por estranhos seres, onde precisará buscar aliados e enfrentar inimigos. Superada a crise e o susto iniciais, a guerreira em Tarsilinha desperta e as habilidades para se adaptar e usar seu julgamento vêm à tona. Ela conhece o Sapo, um mentor atrapalhado e cômico, que lhe dá as primeiras dicas sobre como se movimentar naquele lugar. A partir daí, a menina vai encontrando pistas pelo caminho, na forma das próprias lembranças roubadas, que a Lagarta vai deixando para trás. A história original foi escrita por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila.
Exposição no Museu Afro Brasil mostra o extraordinário Mário de Andrade
O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, realiza até 30 de junho, a exposição “Esse Extraordinário Mário de Andrade”, uma homenagem ao aniversário de morte do intelectual e em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna.
A mostra conta com curadoria do diretor geral do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo, e da equipe da instituição, traz diferentes aspectos da atuação de Mário de Andrade, poeta, cronista, romancista e pesquisador, além de crítico de arte e de literatura, musicólogo e fotógrafo. Um dos destaques é a Missão de Pesquisas Folclóricas, expedição organizada por Mário de Andrade para investigar as manifestações culturais presentes em diferentes regiões do Brasil. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila.
Farol Santander realiza a exposição ‘Identidades – 22&22&22’
O Farol Santander SP reverencia a história e a contemporaneidade ao realizar a grandiosa exposição Identidades – 22&22&22. A mostra é apresentada em três andares e no hall de entrada do icônico centro de cultura, lazer, empreendedorismo e gastronomia.
Com obras emblemáticas do Acervo Artístico-cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e da Coleção Santander Brasil, mais de 140 trabalhos estão exibidos em um total de 867m² de área expositiva. Sob curadoria de Ana Cristina Carvalho e Carlos Augusto Faggin, e concepção de projeto visual e arquitetônico de Fernando Brandão, a mostra apresenta um recorte sobre três séculos de produções artísticas no Brasil, com trabalhos de artistas fundamentais para a criação e desenvolvimento da identidade cultural do País.
Entre os grandes destaques, está o imponente mural Tiradentes (1948-1949), considerado uma das principais obras de Candido Portinari, que será pela primeira vez exibido fora do Memorial da América Latina. A obra de grandes dimensões (309×1767 cm) será instalada no hall do Farol Santander SP.
Tarsila do Amaral, uma das maiores artistas brasileiras, terá sete obras exibidas, entre elas, Autorretrato I (1924); e A Samaritana (1911). Outras figuras fundamentais como Anita Malfatti e Alfredo Volpi também terão diversos trabalhos expostos na mostra. A mostra fica disponível até 22/05. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila.
Exposição ‘Portinari Sonoro’ pode ser escutada no MIS
A Universidade São Judas promove a exposição Portinari Sonoro no MIS (Museu da Imagem e do Som). É uma paisagem sonora para nove telas de Cândido Portinari, que estarão na exposição Portinari Para Todos, no MIS Experience. Esses áudios serão ouvidos com o escaneamento de QR codes em cada reprodução de telas. A entrada é gratuita e a exposição irá até o dia 30 de junho. Para mais informações, acesse Agenda Tarsila.
Exposição ‘Antropofágico Vivo’ está em cartaz no Shopping Frei Caneca
Há um século acontecia a Semana de Arte Moderna de 1922. Com um legado que se estende até os dias atuais, o momento marcou a polarização da divergência entre as antigas escolas européias e as ideias inovadoras dos modernistas. Em sua homenagem, o Shopping Frei Caneca traz a exposição Antropofágico Vivo. Sob curadoria de Carolina Breitenvieser, da Breit Produções Culturais, a mostra é um convite para conhecer o Modernismo pelo olhar do artista visual Carlão Bernini, que apresenta sua técnica de preenchimento carregada de desenhos relacionados a São Paulo, cidade que sediou o evento histórico. A estranheza visual é um artifício fundamental do trabalho de Bernini, que busca levar ao público uma nova experiência com arte.
No espaço, os visitantes podem interagir com as releituras aumentadas dos clássicos Abaporu e Antropofagia, de Tarsila do Amaral, e Os Candangos, do escultor Bruno Giorgi. Além de se transformarem em retratos divertidos dos modernistas Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Heitor Villa Lobos. Localizada no piso 1 do Shopping Frei Caneca, a mostra instagramável e gratuita está disponível até o dia 30 de abril, no mesmo horário de funcionamento do empreendimento.
Sobre a Agenda Tarsila
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.