Fotógrafa e refugiada síria no Brasil, Yara Osman mostra um país destruído pela guerra em imagens sobrepostas que mesclam paz, beleza e e terror
Yara Osman está entre os mais de 3.500 refugiados sírios que chegaram ao Brasil desde o início dos conflitos de 2011. No país desde 2016, ela esteve na Síria no ano passado, e trouxe na bagagem imagens que revelam um cenário de total destruição e desespero.
As fotografias foram feitas durante a minha visita e registram cenários de lugares e de um povo, que por amor à sua cultura, continua (sobre)vivendo e sofrendo com a guerra – Explica Yara – Os registros são também de um país atrasado, machucado e sem brilho. Sobre essas fotografias, sobreponho digitalmente fotografias de minha mãe em uma era pré-guerra. Este projeto é uma forma de recuperar a memória de outros refugiados que não conseguem voltar para ver como está hoje o nosso querido país.
Com 16 fotografias, De volta às raízes, está no restaurante Zingo & Ringo, em Pinheiros. Comandado pelo refugiado Bassem Koussa, a casa tem parte da equipe formada por refugiados sírios e palestinos.
A minha mensagem com essa exposição é mostrar de forma profunda de qual realidade vem esses refugiados, e vê-los com carinho e respeito – Reflete Yara – O Brasil me acolheu, me libertou e me transformou em vários aspectos. Hoje consigo compartilhar a minha arte justamente por causa do apoio de muitos brasileiros que me ajudaram a me abrir, e me expressar sem limites e medos. Uma boa parte da cura dos meus traumas de guerra foi por conta da natureza do Brasil que me acalmou e me trouxe muita paz – Finaliza a fotógrafa.
Sobre Yara Osman
É fotógrafa, pianista e formada em odontologia. Nascida na cidade de Latáquia, Síria, chegou ao Brasil como refugiada em 2016. Ministrou palestras e debates sobre refúgio, feminismo, diversidade e sexualidade nos SESC’s de São Paulo. Também tocou em vários projetos musicais como: projeto Tananir; Sarau vozes femininas; banda Gurbah; e no grupo “Um sonho”, de música persa. Participou na exposição “Gurbah” na Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba junto com a artista Silvana Macedo. Seus trabalhos mais recentes foram, a exposição virtual “Longe de Casa”, na plataforma do Armazém (Coletivo Elza), no evento Mulher Artista Resiste, e a exposição “khashab” aonde apresentou as colagens na madeira reciclada, no espaço cultural Caapora em Florianópolis – SC.
Exposição – De volta às raízes
Quando: Até 20/04
Onde: Restaurante Zingo & Ringo
Rua dos Pinheiros 537 – Pinheiros, SP
Quanto: Grátis
Capacidade: 40 pessoas
Atendimento: Terça a domingo das 11h30 às 23h
Possui acesso para deficientes
Pet Friendly
Imprensa: Iara Filardi
55 11 9 9318 3805