Lançada em setembro de 2021 para celebrar os cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, plataforma indica eventos no Brasil e no mundo sobre o movimento modernista
Em celebração aos cem anos da Semana de Arte Moderna de 1922, a Agenda Tarsila, lançada em setembro de 2021, já conta com mais de 909 eventos que celebram um dos momentos mais importantes da arte no Brasil. A plataforma conta com entrevistas, vídeos exclusivos, linha do tempo especial sobre os modernistas e eventos culturais para quem deseja se aprofundar ainda mais no tema. Entre os dias 21 e 23/10, a Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo realiza a segunda edição do Festival Mário de Andrade em diferentes pontos da capital paulista, desta vez tendo como tema “Literatura e Artes na Pauliceia 2022”, com foco na literatura brasileira e sua diversidade atual. O evento trará, entre outras atrações, palestras, debates, oficinas, saraus e slams com autores de todo o país.
As atividades se concentram nos dois prédios da Biblioteca Mário de Andrade – o edifício-sede e o anexo, onde está localizada a Hemeroteca da instituição –, na Sala do Conservatório da Praça das Artes e na Praça Dom José Gaspar, com tendas e outros espaços de exposição e convivência.
O festival também conta com o apoio de outras instituições culturais localizadas nas proximidades da Biblioteca, como o Museu da Língua Portuguesa, Sesc 24 de Maio e o Centro Cultural Correios São Paulo (CCCSP), que receberão uma programação especial para o evento.
Para o CCCSP, o Festival pretende levar mesas literárias diversas e abraçar o público jovem, com temáticas inerentes e importantes a este universo, como o amor, as redes sociais, o afrofuturismo e muito mais no sábado, dia 22 de outubro.
Um dos grandes destaques da programação deste ano é a Feira do Livro do festival, que acontecerá nos dias 22 e 23, sábado e domingo, das 10 às 18h. De forma democrática, a experiência colocará o público em contato com produções editoriais diversas, abarcando uma pluralidade de gêneros e formatos, além de mostrar os pontos de contato da literatura com as outras artes, como a fotografia e as artes plásticas.
A formação de leitores é um dos objetivos mais importantes do Festival Mário de Andrade, que em sua segunda edição já mostra potencial para se firmar como um dos mais importantes festivais literários do país. “Após dois anos de pandemia, com longos períodos de isolamento, queremos que as pessoas redescubram o livro físico, esse objeto mágico capaz de criar mundos novos”, conclui Jurandy Valença, diretor da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.
Espetáculo de Dança Aérea – A Cia Base apresentará na fachada do Prédio Histórico dos Correios, local onde fica o CCCSP, um espetáculo vertical com bailarinas e acrobatas dançando e fazendo o público inverter o olhar para uma nova perspectiva de palco, na tarde da sexta, 21 de outubro e no final da manhã do sábado, 22 de outubro.
Como parte integrante do I Festival Ibero Americano de Dança Aérea, apoiado pela A Secretaria Municipal de Cultura, integrará o Festival Mário de Andrade.
A Cia Base é conhecida por sua longa trajetória de prêmios e apresentações sensoriais e espetaculares em prédios, pontes, balões e guindastes que são criados a partir da união da dança com a arquitetura de estruturas urbanas e espaços não convencionais.
Serviço:
Festival Mário de Andrade
Dias 21,22 e 23/10, das 10:00 às 18:00
Classificação Indicativa: Livre. Ingressos: Gratuito
Visitação: 22 de outubro de 2022 – 10h às 17h – Mesas Literárias Visitação 21/10, das 17h às 18h, e 22/10, das 11h às 12h – Espetáculo de Dança Aérea
Centro Cultural dos Correios São Paulo- Praça Pedro Lessa, s/n – Vale do Anhangabaú – São Paulo – SP
Sobre a Agenda Tarsila
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou, em setembro do ano passado, a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto também disponibiliza conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.