O Anjo de Pedra, de Tennesse Willians, com direção de Nelson Baskerville.

Com tradução de Luis Marcio Arnaut e David Medeiros e adaptação de Nelson Baskerville e Luis Marcio Arnaut, versão de Anjo de Pedra, clássico de Tennessee Williams  (1911 – 1983), sob direção de Nelson Baskerville e produção de Rodrigo Velloni, faz nova temporada no Tucarena.

 

O elenco é formado por Sara Antunes, Ricardo Gelli, Kiko Marques, Chris Couto, Carolina Borelli, Luiza Porto, Thomas Huszar e Selma Luchesi. Completam a ficha técnica Marcelo Pellegrini (música original), Chris Aizner (cenografia e pintura de arte), Wagner Freire (iluminação), Marichilene Artisevskis (figurino) e André Grynwask e Pri Argoud (direção de imagem).

 

“Anjo de Pedra” (Summer and Smoke) foi escrita pelo dramaturgo estadunidense Tennessee Williams logo após os grandes sucessos de bilheteria “À Margem da Vida” (The Glass Menagerie) e “Um Bonde Chamado Desejo” (A Streetcar Named Desire).

 

A obra também lançou a atriz estadunidense Geraldine Page (no papel de Alma Winemiller), ganhadora do Oscar pela versão cinematográfica, e garantiu a Tennessee Williams a tão sonhada estabilidade financeira. O autor é hoje um dos mais montados e premiados em todo mundo e sua produção conta com 32 peças curtas, 7 médias e 24 longas, assim como várias adaptações para o cinema e TV. No Brasil, Anjo de Pedra foi montada poucas vezes, entre elas, a montagem de Cacilda Becker, em 1950, e de Nathália Timberg, em 1960.

 

Sinopse curta

Verão de 1916. John está de férias da faculdade de medicina. Alma, sua vizinha, apaixonada desde criança por ele, tenta se aproximar. Ela é filha de um pastor anglicano, educada rigidamente, onde tudo é pecado, proibido ou imoral. Com pulsões sexuais reprimidas e comportamento excêntrico, não consegue se relacionar com outros rapazes. Ele, filho do médico da cidade, é uma espécie de playboy, ateu, não apegado a regras e moral, mulherengo e desleixado. O romance entre eles não se desenvolve. Ele acaba se envolvendo com uma moça mais jovem que Alma, porém mais aberta, educada sem a rigidez religiosa e conservadora. Resta para Alma, depois de não ser aceita pelo grande amor de sua vida, a decisão de um final trágico ou libertador.

 

O projeto desta montagem é um desejo antigo do diretor Nelson Baskerville, que convidou Rodrigo Velloni, seu amigo há 20 anos, para produzir a montagem.  “Tenho uma história de amor com ‘Anjo de Pedra’ a montei algumas vezes no Teatro-Escola Célia Helena. Sempre preferi essa obra a outras mais famosas como ‘O Bonde Chamado Desejo’ e ‘À Margem da Vida’.”

 

“Em toda sua obra, Tennessee disseca a sociedade conservadora dos EUA e a influência desse pensamento sobre a vida das pessoas. Porém, em ‘Anjo de Pedra’ ele o faz de forma mais aguda e quase didática: Alma, a filha de um pastor anglicano é apaixonada desde criança pelo filho do médico da cidade, e através de alguns encontros ao longo da vida vamos percebendo um grande amor crescendo, junto com uma grande diferença comportamental. John é um jovem cheio de vida e a experimenta em toda sua potência, enquanto Alma implode seus desejos e é incapaz de demonstrá-los. Na genialidade de Williams conseguimos acompanhar a história em pelo menos duas camadas: no microcosmo, a impossibilidade de amor entre duas pessoas e, no macrocosmo, a tragédia que ocorre quando a religião (representada por Alma) tenta impor-se à ciência (representada por John)”.

 

“Esse espetáculo tornou-se imprescindível nos dias de hoje, em que alguns grupos tentaram desacreditar a ciência. Nos EUA de Tennessee, em 1916, onde a peça se passa, John luta para isolar o vírus da gripe espanhola que dizimou 50 milhões de mortos”, conclui Nelson.

 

FICHA TÉCNICA

Direção:

Nelson Baskerville

 

Produção:

Rodrigo Velloni

 

Tradução:

Luis Marcio Arnaut

David Medeiros

 

Adaptação:
Nelson Baskerville
Luis Marcio Arnaut

Elenco:
Sara Antunes e Ricardo Gelli
Chris Couto

Kiko Marques
Carolina Borelli
Luiza Porto
Thomas Huszar

Atriz Convidada: Selma Luchesi

 

Assistente de Direção: Anna Zepa

Música Original e Direção Musical: Marcelo Pellegrini

Cenografia: Chris Aizner

Iluminação: Wagner Freire

Figurino: Marichilene Artisevskis

Direção de Imagem: André Grynwask e Pri Argoud (Um Cafofo)

Designer Gráfico: Ricardo Cammarota

Fotografia: Ronaldo Gutierrez

 

Produção Musical: Surdina

Pintura de Arte: Chris Aizner e Jones de Souza

Construtor Cenográfico / Esculturas: Cesar Rezende (Basquiat)

Cenotécnico / Cenário Aéreo: Alicio Silva

Costura: Judite Geronimo de Lima

Alfaiate: Ismail de Souza Mendes

Envelhecimento: Foquinha Cris

Montadores: Igor B. Gomes e Cleiton Willy

Operador de Luz: Roseli Martinelly

Operador de som e vídeo: André Grynwask

Contrarregra e Camareiro: Eduardo Portella e Guilherme Terra

Produção Executiva: Swan Prado

Assistente de Produção: Adriana Souza

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Captação, Criação de Conteúdo e Mídias Sociais: GaTú Filmes

Assessoria Jurídica: Martha Macruz de Sá

Gestão Financeira: Vanessa Velloni

Realização: Velloni Produções Artísticas, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução

 

SERVIÇO

De 02 de junho a 02 de julho

Teatro Tucarena

Entrada pela Rua Bartira, esquina com a Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes

Ingressos: R$ 80,00 (https://bileto.sympla.com.br/event/72058/d/190784/s/1289873)

Sextas e sábados às 21h00 e domingos às 18h00

Duração: 120 minutos

Classificação: 14 anos

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