Cinco quitutes tipicamente paulistanos para saborear

São Paulo é uma metrópole que oferece fartas opções em gastronomia internacional, sendo possível encontrar aqui o sabor da culinária de países como Vietnã, Grécia e até mesmo Rússia. Mas, mesmo com tantas opções, alguns pratos fazem o coração do paulistano bater mais forte. Nossa técnica em turismo Débora de Assis Elias fez uma seleção de cinco iguarias que são marcas registradas da cidade. Bora conhecer e se deliciar?

Pastel com caldo de cana: Toda feira livre na cidade de São Paulo tem ao menos uma barraca de pastel. Esse quitute de massa fina e crocante que envolve os mais diferentes recheios foi incorporado pelos imigrantes japoneses há 100 anos e, desde então, a barraca de pastel tornou-se parada obrigatória para aqueles que percorrem as feiras livres da cidade. E nada melhor para acompanhar o pastel do que um caldo de cana bem geladinho, com colarinho no topo para manter a cremosidade da bebida. Geralmente, as barracas dessas iguarias são dispostas lado a lado nas feiras para que a experiência do Pastel com Caldo de Cana seja sempre completa!

Virado à paulista: Em muitos restaurantes de São Paulo, a principal refeição servida nas segundas-feiras é o Virado à Paulista, que hoje leva arroz, tutu, bisteca, ovo, banana empanada, couve refogada, linguiça e torresmo. Esse prato foi reconhecido como patrimônio imaterial do estado de São Paulo e tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Governo do Estado de São Paulo). Base da refeição dos bandeirantes no século 16, o Virado à Paulista era composto originalmente por feijão engrossado com farinha de milho ou de mandioca e toucinho de porco. Com o passar do tempo, o prato foi agregando itens da culinária portuguesa, indígena, italiana e africana.

Pão na chapa e pingado: O dia do paulistano começa com o pão com manteiga passado na chapa e o pingado, que traz uma harmoniosa mistura entre o leite e o café. Essa dupla faz as manhãs do paulistano e é a principal pedida nas padarias da cidade. E de tão tradicional que é, o pão na chapa já virou base para outra iguaria muito popular em São Paulo: o famoso pão na chapa com saída requeijão, que traz uma grande quantidade de requeijão levemente tostado na chapa, criando uma casquinha crocante e bem apetitosa.

Bauru: Como o sanduíche chamado Bauru tornou-se um marco na culinária da cidade de São Paulo? Foi em 1936, quando o bauruense Casimiro Pinto Neto pediu um lanche com pão francês, rosbife, fatias de tomate, picles e uma mistura de queijos derretidos em banho-maria (prato, estepe, gouda e suíço) no bar e lanchonete Ponto Chic. A receita fez tanto sucesso que o prato ganhou espaço no cardápio e o nome escolhido foi uma forma de homenagear o seu criador, Bauru, como Casimiro era carinhosamente chamado por seus colegas. Até os dias de hoje, o Ponto Chic é frequentado por paulistanos e turistas que buscam esse saboroso e autêntico sanduíche paulistano.

Sanduíche de pernil: A combinação do pão francês com o pernil cuidadosamente preparado com cebola, tomate e pimentão é o que impulsiona o Bar e Lanches Estadão desde 1968. Localizado no centro da cidade, o espaço é frequentado por um público variado que busca o tradicional sanduíche de pernil principalmente durante a madrugada. Para dar conta de servir o quitute 24 horas por dia, o Estadão prepara mais de 30 peças de pernil diariamente e oferece diversas opções de recheios para incrementar seu lanche.

Esses são alguns dos quitutes mais apreciados aqui na cidade de São Paulo. Enquanto alguns deles contam histórias e carregam a herança daqueles que fizeram parte da nossa história, outros podem ser apenas uma boa desculpa para reunir amigos e saborear um lanche gostoso em boa companhia. Independente da escolha, temos certeza de que alguma dessas iguarias irá conquistá-lo ou fará você [Re]Conhecer que, mesmo com tantas possibilidades de gastronomia, alguns pratos de São Paulo tem um valor especial e carregam tudo aquilo que é verdadeiramente paulistano.

Fique por dentro de nossas últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

On Key

Related Posts